Foto: Jandaia Caetano/Semcos

Jandaia Caetano/Semcos-

O vandalismo em alguns locais de Mundo Novo vem incomodando a sociedade novamente. Só neste mês foi verificado o furto e depredação de alguns patrimônios públicos.

No último final de semana, o parquinho infantil que fica na Praça Oscar Zandavalli teve dois brinquedos vandalizados. Os banheiros do local também tiveram ação nefasta de indivíduos que propositalmente jogam objetos com o objetivo de entupir os vasos sanitários do centro de Comercialização, localizado na mesma praça.

As afirmações acima foram do secretário municipal da Incotur (Indústria, Comércio e Turismo), Marcos Eustáquio, que também fez boletim de ocorrência contra o furto da placa no Memorial das Mulheres Falecidas Mundonovenses. O memorial fica na rotatória da Avenida JK esquina com a Avenida Deputado Fernando Saldanha – em frente à Conveniência Multimarca (Silvio).

“Estamos estudando alternativa, como o uso de câmeras. Mas este processo não é barato. Aos poucos vamos fazer o monitoramento por vídeo, mas vai levar um tempo, diante da dificuldade orçamentária”, explicou Eustáquio.

Um jogo completo de globo, lâmpada e reator fica em R$ 800,00

Outra ação que denota prejuízo para os cofres públicos é a depredação da iluminação pública. Vários globos foram destruídos na Avenida Castelo Brancos (dos Correios). A maioria já foi trocado/concertado.

Segundo ‘Jorginho’ Westemaier, responsável pela iluminação pública, para se trocar um globo, lâmpada e reator vandalizados (o jogo completo) fica em torno de R$ 800,00. Na Praça Oscar Zandavalli outros três globos foram destruídos.

“As pessoas precisam ajudar o município e a polícia a cuidar. Vêem o ‘malandro’ fazendo coisa errada e não falam nada. Tem que chamar a atenção ou, pelo menos, ligar para a polícia”, apontou Jorginho, que ainda indicou que de 40 a 50 lâmpadas são vandalizadas mensalmente.