#Semcos
Saúde de Mundo Novo fechou em 69% de vacinação contra a gripe para grupos prioritário

A Vacina contra a Gripe está liberada para todas as faixas etárias. O atendimento acontece na Unidade Básica de Saúde Central Waldir Pazotti, na Sala de Vacinas.

As crianças (até 13 anos) terão o horário das 6h00 às 18h00, de forma ininterrupta. Estes deverão levar carteirinha de vacinação. Já os adultos serão atendidos em outra sala, das 7h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00.

Esforço aumentou em mais de 10% vacinação do grupo prioritário

Com muito esforço a secretaria municipal de Saúde conseguiu alcançar o índice de 69% para os grupos prioritários, encerrado no último sábado (1º). Visitas externas foram feitas para aumentar o número de pessoas vacinadas e realização de mais um dia especial – no último sábado (1º) – aumentaram em mais 10% a vacinação nos grupos prioritários.

Na sexta-feira (31) pela manhã o índice estava em 58%. A cobertura de 69% fica abaixo da meta de 90% indicada pelo Ministério da Saúde. Segundo o Ministério o índice ficou acima dos 70% e apenas dois estados conseguiram alcançar a meta: Amapá (94,7%) e Amazonas (94,4 %).

O número menor resulta em menos vacinas para o município no ano seguinte. O secretário municipal de Saúde, Evaldo Carlos, comentou: “É sempre assim, quando há um surto a população corre desesperada para receber vacina e quando não há a gente não vê adesão das pessoas que podem receber procurar este benefício”.

O grupo prioritário é composto por crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), professores em atividade, profissionais de saúde, servidores da segurança pública, idosos a partir de 60 anos e portadores de doenças crônicas .

Texto: Jandaia Caetano
Fotos: Neco Rocha

#PraCegoVer – Imagens da parte interna do posto Central com pacientes à espera para vacinar e sendo vacinados