Trabalho na UBS central começou nesta semana (Foto: Jandaia Caetano/Semcos)

Jandaia Caetano/Semcos –

A Unidade Básica de Saúde Central Waldir Pazotti está com uma equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura trabalhando no local. Alguns reparos estão sendo feitos, assim como algumas readequações.

Dentre os reparos, calçada frontal e lateral e caixa de esgoto. Nas readequações rampa de acesso ao setor Administrativo pela parte lateral. Como o ‘Posto’ Central é a sede da Central de Triagem da Covid-19, o atendimento a população acontece por este setor lateral, que ainda tem a Odontologia (veja abaixo), Endemias e Vigilância Sanitária.

Na parte lateral do outro lado da UBS, temos a Sala de Vacinas e a Farmácia Básica (que também foi readequada para atendimento em tempos de pandemia).

Obra propiciará volta do atendimento odontológico na Central

No mesmo local, construção de uma rampa e abertura de um novo acesso (uma nova porta lateral) ao Consultório Odontológico. Com a obra, o atendimento com o dentista voltará a acontecer na UBS Central.

Como o local é a Central de Triagem, a odontologia não estava atendendo, já que os pacientes estão impossibilitados de entrarem pela unidade. Os pacientes estão sendo encaminhados para os outros quatro consultórios odontológicos (Vila Nova, Fleck, Itaipu e Pedro Ramalho) que continuam ativos.

A coordenadora municipal de Saúde Bucal, Iana Dalla Valle, apontou que os cinco consultórios do município receberão novos ares condicionados e que uma nova cadeira odontológica está sendo orçada para futura aquisição.

Ela também explicou que o setor continua atendendo, porém, de forma reduzida.

“Seguimos uma orientação devido a Covid-19. Mas, além da urgência e emergência, os dentistas estão fazendo uma triagem dentre os que procuram atendimento e quais tem que ser atendidos neste momento”.

Os interessados em atendimento odontológico devem procurar a unidade de saúde mais próxima da sua casa e fazer o pré-agendamento.