Carina Yano/Semcos –
Na última terça-feira (20), no Anfiteatro Dorcelina Folador, aconteceu uma palestra para autoridades e produtores da área da avicultura de Mundo Novo. O intuito é orientação sobre a gripe aviária e medidas de prevenção com os protocolos de biossegurança.
Estiveram presentes a vice-prefeita Rosaria Andrade e as secretarias de Indústria, Comércio e Turismo e de Assistência Social, além de produtores que possuem aviários no município.
A veterinária e fiscal do Iagro em Mundo Novo, Michelli Lopes, falou sobre a influenza, os principais sinais da doença e como ela é transmitida.
Ela alertou que caso o animal esteja com os sintomas, como, dificuldade respiratória, corrimento nasal e ocular, inchaço na cabeça e andar cambaleante, é importante que o humano evite contato e comunique o Iagro sobre o caso suspeito.
“Até o momento, no município, está tranquilo, a gente não recebeu nenhum tipo de notificação, mas a gente tem esse alerta porque a gente tem o Paraguai como vizinho e outros estados que já tem notificação da doença”, destacou Michelli.
O representante da Bello Alimentos, Gustavo Fregadolli, esteve presente e apresentou os protocolos de biossegurança da empresa, evitando a entrada da doença nas granjas comerciais.
Até o momento as notificações foram registradas em alguns estados do país (RS, RJ, SP E MG), somente em aves silvestres. A preocupação é que devido ao potencial da mutação do vírus, ela pode ser transmitida com mais facilidade.