#PraCegoVer #PraTodosVerem - Imagem de coordenadora estadual realizando vistoria no Centro de Comercialização com vereadores, secretários e vice-prefeita

#Agricultura

Na manhã desta terça-feira (12) a Secretaria estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) visitou Mundo Novo e aprovou a obra licitada pelo Governo de Mundo Novo, realizada pela Construl Engenharia.

A vistoria foi realizada pela coordenadora estadual da Agricultura Familiar, Ariani Monaly, que aprovou o local. Após o término da obra, a prefeitura já fez a pintura do muro lateral, a parte elétrica e está no plantio de grama nas adjacências. A quadra de Basquete, também na Praça Oscar Zandavalli, será remarcada.

O prefeito Valdomiro apontou que o local dará muito mais conforto para os produtores e para a população que visita a feira. “Com banheiros, cobertura e amplo espaço para comercialização e atividades paralelas, tenho certeza de que logo todos estarão adaptados e felizes no novo local”, comentou Valdomiro.

Atualmente, as feiras acontecem na Avenida Brasil (aos domingos) e na Praça Oscar Zandavalli (nas quartas). O Centro de Comercialização Elmo Honorato da Silva deve ser inaugurado ainda neste mês.

Obra feita em parceria

A obra tem R$ 300 mil do Governo Estadual e uma contrapartida de R$ 30 mil da prefeitura. A prefeitura também entrou com o terreno, projeto, licitou a obra e fez outras melhorias. A coordenadora da Agricultura Familiar explicou o investimento:

“O governador Reinaldo fez uma parceria com os deputados Zeca e Vânder. Eles destinaram uma emenda conjunta para a Semagro e com este recurso nós compramos e entregamos maquinários agrícolas nos municípios. O Governo do Estado colocou o mesmo valor (cerca de R$ 5 milhões) e conseguimos viabilizar dez Centros de Comercialização no estado”, explicou Monaly.

Esta é a oitava ‘Feira do Produtor’ entregue no estado: Mundo Novo, Sonora, Anastácio, Terenos, Amambai, Rio Brilhante, Aparecida do Taboado e Três Lagoas. A intenção da Semagro é que as unidades de Aral Moreira e Ponta Porã estejam prontas até o final do ano.

Ariani Monaly veio acompanhada da coordenadora municipal da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e foi recebida pelo prefeito Valdomiro, vice Rosária, secretários Marinho (Infraestrutura) e Adacildo (Gestão e Planejamento), engenheiro Marlo e coordenador de Convênios Saulo.

Na vistoria, se juntaram a ela os vereadores Gessé da Silva e Alfonso Lavarda, secretário de Agricultura Geraldo Lopes e presidente da Associação de Hortifrutigranjeiros Armelinda de Gregório (Mita).

Texto e fotos: Jandaia Caetano/Semcos
Fotos Sala de reunião: Paulo Vargas/Semcos