Carina Yano/Semcos –

Na tarde da última segunda-feira, gestores do Governo de Mundo Novo estiveram presentes na segunda colheita de arroz na Fazenda America Latina, na Estrada do Cascalho, próximo ao Porto Isabel.

A volta do plantio de arroz aconteceu numa parceria com empresários de Santa Catarina e através de investimentos pelo governo local, com: adequação e cascalhamento de estrada – para melhorar o acesso até à plantação e trabalho de drenagem próximo ao local.

A primeira colheita foi realizada em abril de 2022 em 100 hectares, totalizando 10 mil sacos de 50kg. Neste ano, a produção chegou a 250 hectares de terra tendo a perspectiva de chegar a 35 mil sacos de arroz.

Segundo o secretário de Agricultura, Geraldo Lopes, a intenção do produtor é chegar até 500 hectares de produção e o solo já está sendo preparado para receber o plantio.

De acordo com o produtor Fabiano Giovanella, o produto está sendo comercializado no Paraná e nas cidades de Rio Brilhante e Dourados.

A vice-prefeita Rosaria Andrade, presente no local, destacou a satisfação de presenciar a colheita do arroz pela segunda vez e que há mais de 30 anos não ocorria este tipo de ação no município. A diversificação no campo está sendo uma realidade em Mundo Novo.

As Bacias do Rio Paraná e Iguatemi são potenciais para a produção se desenvolver efetivamente.