Carina Yano/Semcos –

Na manhã desta quinta-feira (11), a equipe da secretaria de Meio Ambiente em parceria com Agricultura e Biolabore, deu início ao projeto da produção de mudas de maracujá, com objetivo de realizar doação do mesmo para os pequenos produtores.

Segundo o secretário de Agricultura, Geraldo Lopes, são em torno de 20 à 30 produtores locais que poderão adquirir a muda. Houve uma necessidade de dar mais atenção à fruticultura no município; sendo o maracujá um fruto com maior adaptabilidade.

O engenheiro agrônomo, Paulo Cesar, destacou que o fruto é da espécie ‘brs gigante amarelo’, podendo pesar de 600g à 800g. O desenvolvimento deste maracujá é de 6 à 8 meses, podendo ser colhido a partir do início do ano que vem.

O substrato que está sendo utilizado, são 50% do material que é triturado pela equipe do Meio Ambiente (galhos secos), e outros 50% esterco de frango, ou seja, processo totalmente sustentável.

Uma curiosidade, é que essa espécie têm grande tolerância à doença antracnose, que são comuns nos maracujazeiros. De acordo com o engenheiro agrônomo, é possível realizar o controle biológico de forma mais natural, evitando ataque dos inimigos naturais.

O prefeito Valdomiro Sobrinho, esteve presente, e ressaltou a diversidade da agropecuária no município, sendo esta ação mais um incentivo e colaboração com a Agricultura Familiar.

O trabalho também têm a colaboração do secretário de Meio Ambiente Vanderlei Botega, coordenador do Viveiro Emilio Camilo e toda sua equipe.