Secretaria de Finanças atende no paço Municipal (foto; Jandaia Caetano/Semcos)
Quer ver o histórico profissional do gestor de cada secretaria? Clique no www.mundonovo.ms.gov.br e confira no ícone Administração – Secretarias Municiais

Jandaia Caetano/Semcos –

Thalita Alencar assumiu neste mês de setembro a Secretaria Municipal de Finanças. Diretora de Tesouraria desde 2017, a contadora tem em sua pasta quatro departamentos (vide abaixo). Sabrina Pereira assumiu a Tesouraria.

O quadro ‘Conhecendo os Gestores’ é uma prestação de serviço à população no acesso à informação do organograma da secretaria e resumo do gestor da pasta.

Secretaria Municipal de Finanças

Avenida Campo Grande, 200, bairro Berneck;

Fone: (67) 3474-1144 (Ramal 204);                                                                                WhatsApp: (67) 99343-5697;                                                                                        E-mail: financeiromn@outlook.com;

Atendimento ao Público: 7h00 às 13h00;

Departamento Administrativo e Supervisão Geral;

Departamento de Contabilidade;

Departamento de Tesouraria;

Departamento Tributário (Receita Municipal).

A Secretaria Municipal de finanças, órgão diretamente subordinado ao Prefeito Municipal, incumbe a gestão da legislação tributária, fiscal e financeira; a inscrição de contribuintes dos tributos municipais; a arrecadação e fiscalização dos tributos devidos ao Município; a guarda e movimentação de valores; a preparação da programação desembolso financeiro e emissão de empenhos: a administração das dotações orçamentárias atribuídas às diversas unidades da Prefeitura: a liquidação e pagamento das despesas; a elaboração de balancetes, demonstrativos e balanços da Prefeitura; a prestação anual de contas e o cumprimento das exigências do Controle Externo; os registros e controle contábeis e a auditoria financeira sobre os órgãos da Prefeitura; o acompanhamento e o controle sistemático de desempenho da receita e da despesa; a manutenção do cadastro econômico e fiscal de contribuintes; a promoção das relações da Prefeitura com os contribuintes em termos de exigências, formalidades e obrigações tributárias: a escrituração contábil; alvarás; o controle sistemático da capacidade de endividamento da Prefeitura e o desempenho de outras atividades que lhe forem atribuídas pelo Prefeito Municipal.

Secretária municipal de Finanças – Thalita Aparecida da Silva Alencar
Thalita Alencar (foto: Jandaia Caetano/Semcos)

Thalita Alencar está no Governo de Mundo Novo desde o seu início, em 2017, convidada pela então secretária Vânia Parize. Por seis anos e oito meses comandou o departamento de Tesouraria. Em setembro de 2023 assume a Secretaria Municipal de Finanças, substituindo Welligton Sassaki, que ficou no cargo desde o início de 2019.

No setor público, havia trabalhado na própria secretaria de Finanças entre o final de 2009 e 2012. Atuou também por dois anos na Receita Federal.

Na inciativa privada, atuou em dois escritórios de advocacia: por cinco anos no Escritório Universal e por quatro anos no Escritório Jeferson Cavalcante (2013/2016).

Thalita é pós-graduada em Processo Civil e bacharel em Direito e em Ciências Contábeis. As famílias dos seus pais estão em Mundo Novo desde a década de 70. O seu nascimento foi em Eldorado, cidade vizinha. Segundo ela, “só nasci no hospital e já voltei pra Mundo Novo”.

Nascimento: 26/02/1988; Naturalidade: Eldorado (MS)