#PraCegoVer #PraTodosVerem -Imagem em fundo branco com o brasão do município ao centro nas cores azul e vermelho, com ramos de café nas laterais; abaixo a inscrição em preto) Governo de Mundo Novo Mato Grosso do Sul.

Três fases estão definidas; vacinação deve começar nesta semana

Jandaia Caetano/Semcos –

A Secretaria Municipal de Saúde de Mundo Novo informou os números dos últimos dois dias (domingo e segunda-feira (18) que atualizam o seu Boletim Coronavírus. Foram 20 coletas enviadas para o Laboratório Central de Saúde (Lacen), nove altas e 20 resultados positivos (17 de teste rápido e três do Lacen). Três pacientes testaram negativo pelo Lacen.

Quanto a vacina CoronaVac, que deve chegar na tarde desta terça-feira (19), a diretora de Saúde, Rosane Lara, pediu calma para a população, alertando para as primeiras fases da vacinação, que terão grupos pequenos recebendo o benefício.

“Somente um grupo restrito de profissionais de Saúde que estão na linha de frente serão vacinados. O número de doses que deve chegar para Mundo Novo é pequenos e contemplará, nesta primeira fase, idosos do asilo e acima de 75 anos. Então, muita calma”, pediu a diretora.

Ela explicou que já tem bastante gente ligando e perguntando “que horas vai ser a vacinação contra o corona”. Ela enfatizou:

“Vamos receber esta primeira dosagem. Só na segunda fase é que virão para idosos acima de 60 anos e na terceira fase pessoas com comorbidades e que fazem parte do grupo de risco”, esclareceu Rosane.

O Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de saúde ainda não enviou a programação para outras fases. A recomendação é pela continuidade do uso de máscaras, distanciamento social e medidas protetivas contra o novo coronavírus.

A Secretaria Municipal de Saúde deve anunciar quando será o início da vacinação no município até a manhã desta quarta-feira. O Ministério da Saúde apontou para esta quarta-feira a vacinação na maiorias das cidades brasileiras.

Boletim Coronavírus 19/01/21 – Atualizado as 17h00 do dia 16

Ativos: 77
Recuperados: 689
Óbitos: 9
Geral: 775

Suspeitos – 38
Descartados: 1.506
Monitoramento: 239

Residências – 78
Crianças: 48
Idosos: 08
Monitoramento Concluído: 4.980

Obs. Quatro pacientes em hospital: uma na UTI em Dourados e três na enfermaria em Naviraí.