Foto: Secretaria Municipal de Saúde

Duas cadeiras motorizadas foram entregues e mais uma está em processo de avaliação

Carina Yano/Semcos –

O Governo de Mundo Novo, em parceria com o Governo Federal, através do Programa Viver Sem Limite, auxilia pessoas com deficiência física e intelectual concedendo materiais de acessibilidade.

O processo de análise dos casos e requisições é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde. A assistente social da Saúde, Simoni Soler, após visitas dos agentes de saúde, é a responsável pelo programa. Está incluso o pedido de materiais como: cadeira motorizada, cadeira de banho, mesa auxiliar, andador, cadeira de rodas etc..

Até o momento, 35 materiais foram entregues. Há duas semanas, a secretaria realizou a entrega de cinco cadeiras de rodas e um andador.

Recentemente, a secretaria recebeu uma cadeira de rodas pra banho em concha infantil e uma cadeira motorizada está em processo de solicitação.

Neste ano foram entregues duas cadeiras motorizadas, uma em junho e outra no mês de julho. Para esta aquisição, existem vários critérios a serem seguidos. De acordo com a assistente social, os casos são avaliados pelo CID (Código Internacional de Doenças).

Simone Soler ainda informou que existe a possibilidade de solicitar: prótese para mão, pé e joelho, almofada de assento para prevenção de úlcera e bengala.

Parcerias e encaminhamento

A secretaria de Saúde também realiza uma parceria com as instituições do município, APAE, Centro Conviver Daudt Conceição e Lar São Francisco de Assis, na entrega de equipamentos.

Para pacientes que necessitam de uma medição especifica, eles são encaminhados para Naviraí, em um transporte da Saúde, para a Oficina Ortopédica.

Dentro do estado do MS, o CER/APAE (Centro Especializado em Reabilitação e Oficina Ortopédica da APAE de Campo Grande), está habilitado para realizar a entrega destes materiais em cada cidade.