Carnaval 2023 acontecerá na Praça Oscar Zandavalli (foto: Carina Yano)

Vacinação, prevenção a DST, respeito à mulher, proibição de álcool à menores e responsabilidade no trânsito: confira abaixo

Jandaia Caetano/Semcos –

O Governo de Mundo Novo realiza o seu Carnaval 2023 neste sábado, domingo e segunda-feira (20) próxima, na Praça Oscar Zandavalli, a partir das 21h00. Na Prainha do Cascalho, no domingo, a partir das 13h, haverá o Carnaval Paquera na Prainha.

Aliado à festividade da principal festa cultural do país, órgãos das secretarias de Saúde, Assistência Social e Infraestrutura realizam as suas campanhas. Confira abaixo.

Com Trânsito Seguro Fica Mais Legal

O tradicional “Se Beber Não Dirija” é o alerta velho novo que tem que ser dado, segundo o diretor municipal de Trânsito, Cesar Filho (ligado a Infraestrutura). A campanha com o nome no título acima, ainda lembra: “História de Carnaval divertida, não Envolve Direção e bebida!”. O banner termina com um #euescolhoviver e aponta a união dos órgãos envolvidos: PM, Bombeiro, Detran MS, Demutran/Governo de Mundo Novo.

Meu Corpo Não é sua Folia: Não é Não

Banner: Coordenadoria Municipal da Mulher de Mundo Novo (MS)

Outro tradicional jargão, este utilizado no combate ao assédio sexual também tem espaço nas campanhas de conscientização. Trata-se do “Não é Não”. A campanha Carnaval com respeito: ‘Meu Corpo Não é sua Folia’ coloca o limite entre e o querer e o proceder.

A campanha vem sendo coordenada pela servidora Paula Foresti, que assumiu a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres em 2023. Ela substitui Rosângela Pascuin.

Ei Psiu! Proibido venda e entrega de bebida alcóolica à menores de idade

A primeira ação seria realizada na última sexta-feira (10), mas devido à chuva foi adiada para esta sexta (17), próximo a Mileto Loung Bar, na Av. JK. Será uma campanha de conscientização para organizadores/integrantes dos blocos Sobramus e Embriagados, que estarão entregando/recebendo o kit de festa (abadá, caneca e tirante), da proibição de venda e acesso de menores a bebidas alcoólicas.

Leila Saucedo, coordenadora do Creas (Coordenadoria Especializada da Assistência Social), apontou a parceria do Ministério Público (MPE), Conselho Tutelar, CMDCA (Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente), Judiciário e Departamento Municipal de Cultura e Juventude.

Use Camisinha neste Carnaval

Banner: Ministério da Saúde

A Campanha de Prevenção às DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) tem um apelo especial no Carnaval.

O uso do preservativo protege de doenças como o HIV, HPV, Sífilis, Gonorreia e Hepatite. Também previne de gravidez não programada.

Haverá uma ambulância e um local com entrega de preservativo na Praça Oscar Zandavalli. Nos Postos de Saúde também há a oferta do produto gratuitamente. A campanha, em Mundo Novo, é organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenadoria Municipal de Epidemiologia.

Campanha pré-Carnaval de Vacinação

Banner: Coordenadoria Municipal de Vacinação

A campanha pré-Carnaval da Secretaria Municipal de saúde, através da coordenaria de vacinação ocorre no lembrete de que os munícipes devem atualizar o seu esquema vacinal contra doença.

O principal foco é a dose de reforço, defasada na maioria das carteirinhas de vacinação do mundonovenses. A vacina bivalente, que protege da variante original e da Ômicron, chegou, mas está disponível apenas para pessoas a partir de 70 anos e imunocomprometidos.

A vacinação vai até sexta-feira, das 7h00 às 11h e das 13h às 17h00, no Posto Central.