
Tríplice viral também protege contra a rubéola e caxumba
Carina Yano/Semcos –
A Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenadoria de Epidemiologia, informa a população sobre a importância da vacinação contra o sarampo.
No dia 6 de novembro, dia S da campanha, foi feita uma atividade no Posto de Saúde do Assentamento Pedro Ramalho com gestantes e atendimento odontológico.
Já na Vila Nova, ocorreu uma atividade coletiva para orientar e discutir sobre a doença.
Segundo a coordenadora de Epidemiologia de Mundo Novo, Daniele Laguna, esta campanha acontece a nível nacional para relembrar a população que a única forma de combate é através da vacinação.
É válido lembrar que a vacina é tríplice viral, ou seja, ela também combate a caxumba e rubéola.
A recomendação é que de 12 meses a 4 anos de vida, deve ser aplicada uma dose da tríplice viral e uma dose da tetra viral. De 5 a 29 anos, duas doses da tríplice viral e de 30 a 59 anos, uma dose da tríplice viral.
De acordo com a coordenadora de Vacinação, Kátia Mendonça, a procura é boa no município, mas é sempre válido um alerta para a doença não retornar.
Para se vacinar, basta ir até a Sala de Vacinas no Posto de Saúde Central, ou na Unidade de Saúde do bairro Fleck/São Jorge. É importante levar a carteirinha de vacinação para verificar se está tudo em dia.
Conheça os sintomas
O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa que se transmite de pessoa para pessoa por meio de secreções do nariz e da boca, expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar.
Os sintomas incluem: febre alta, dor de cabeça, manchas vermelhas, conjuntivite, tosse, coriza e manchas brancas na boca.
Qualquer suspeita o indivíduo deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima e seguir a recomendação do tratamento.
A pessoa não vacinada com o esquema completo pode não apenas ter o sarampo, mas também complicações graves e sequelas que podem se manifestar ao longo da vida, como problemas neurológicos, dificuldade de aprendizagem e até atraso mental. (fonte: Blog Sabin)