Banner: Mkt Semcos

Catadores dependem de a população separar o lixo para ter uma boa renda; Ecopontos foram instalados

Jandaia Caetano/Semcos –

O Governo de Mundo Novo, através da secretaria de Meio Ambiente, divulga a sua rota da Coleta Seletiva incentivando a população a fazer a separação do que é reciclável do restante (orgânico e rejeito).

Segundo Jaqueline Meireles, coordenadora municipal da Coleta Seletiva, a rota está seguindo os mesmos dias da Coleta de Lixo Comum.

“É praticamente igual as duas rotas, com exceção da sexta-feira, que a Seletiva não passa no Berneck Itaipu. Eles passam mais cedo (na madrugada). É importante o morador separar os dois lixos na frente de casa para que um caminhão só recolha o que lhe compete, porque não adianta o morador reciclar e ele ser pego pelo caminhão comum”, explicou a coordenadora.

Segundo ela, os profissionais percebem a diferença, mas muitos munícipes colocam em lixeiras (recipientes) diferentes para facilitar.  Já o serviço no comércio central está sendo feito de segunda a sexta, em dois períodos: 4h00 e 16h00.

Dúvidas: WhatsApp 98472-5118

Renda para os catadores e Ecopontos

Com a inauguração, nesta semana, da Estação de Transbordo (antiga UPL), o custo para levar os resíduos (lixo) para o aterro sanitário em Dourados deve aumentar. Até este momento o resíduo levando na antão UPL passavam por uma separação.

Desta feita, a partir do próximo ano o custo com o aterro sanitário da Oca Ambiental deve aumentar, já que tudo que chegar na Estação de Transbordo será levado. Em 2022, o valor para o tratamento do lixo de Mundo Novo em Dourados custou R$ R$ 346.847,30.

“Se reciclarmos diminuímos o tanto de resíduos para o aterro e ajudamos os catadores. Melhorou, mas ainda temos campo para reciclar muito mais”, finalizou Meireles.

A coordenadora da Coleta Seletiva ainda apontou quatro Ecopontos reforçam a Coleta Seletiva. Três já foram instalados (Porto Isabel, Pedro Ramalho (sede) e Posto Fiscal Ilha Grande). O último será instalado na Escola Carlos Chagas. Nestes pontos, somente material reciclável pode ser colocado.