www.facebook.com/semcosmn
Viola lindeira, um projeto do Instituto Viola Caipira de Cascavel – PR, com o patrocinio da Itaipu Binacional e o apoio do Governo de Mundo Novo, ensina viola caipira para crianças e adolescentes (7 a 15) de forma gratuita , bastando estar frequentando a escola, o projeto disponibiliza 10 violas por cidade, uma delas fica a disposição dos alunos para estudo. Isto acontece nos 16 municipios lindeiros ao Lago de Itaipu, o projeto pretende formar a Maior Orquestra de Viola do Mundo. Cada cidade deve formando 40 musicos, somaria 640 violeiros; sendo que o maior regitro é do grupo Mil Violas, que reuniu 520 violeiros em Uberlandia – MG em 2015.
Em Mundo Novo as aulas acontecem desde 2016, um grupo se destaca e ja se apresentou com a Orquestra Paranaense de Viola Caipira – FAG, por duas vezes, em Maio na abertura da festa de aniversario da cidade e em outubro no lançamento do Natal 2017 de Terra Roxa.
No sabado dia 11, aconteceu o primeiro de uma serie de 4 ensaios, de todos os alunos, divididos em 2 polos e 4 grupos, cada encontro reúne 4 cidades, este em Mercedes, com: Mundo Novo, Guaira, Terra roxa e os alunos da cidade.
Na sequencia, os ensaios serão em Medianeira, Pato Bragado e Santa Helena, com um numero aproximado de 70 alunos em cada reunião, sempre com a regência do Coordenador Pedagógico Ricardo Denchuski que agradeceu aos pais e aos coordenadores nas cidades e colocou toda a estrutura do projeto disponível, a serviço dos que desenvolverem talento.
O evento aconteceu na Casa da Cultura de Mercedes, dirigida pela Vaniela Marcon da Silva e contou com a presença de Secretario de Educação Gilson Backes. O coordenador do projeto, Crystian Fernandes comentou o desejo de reunir as 16 cidades, porem, isso exigiria muito de todos e não é o momento, mas apresentou uma possibilidade de reunir os alunos no evento “Natal das Cataratas” na cidade de Foz do Iguaçu no Paraná,
O ensaião contou com os professores Guilherme de Medeiros, Pablo Denchuski e Daniel de Souza , este, professor das turmas de Mundo Novo e reuniu 76 alunos com duração de aproximadamente de 3 horas.