Programa que acompanham diabéticos e hipertensos trouxe tema do Setembro Amarelo, no combate ao suicídio

Raysa Almeida/Semcos –

Na manhã desta quinta-feira (28), a equipe de Enfermagem do Posto de Saúde Vila Nova/Universitário de Mundo Novo, realizou o Programa Hiperdia para hipertensos e diabéticos.

As vereadoras de Guaíra (Pr), Mirele Cetto e Cristiane Giagarelli, junto com a coach e mentora Simone Nether, realizaram uma apresentação sobre o projeto ‘Vamos Falar de Vida’, abordando como tema principal o combate à depressão.

O projeto ganhou o troféu Destaque Nacional 2023, através da União dos Vereadores do Brasil – UVB, em Brasília, referente ao Projeto Vida Nas Escolas, que trabalha diretamente a problemática do suicídio, da depressão e da desvalorização da vida na infância e na adolescência.

A psicóloga do ESF Walid Nage (posto da Vila Nova), Tamires Ferreira, citou que o consumo de álcool e drogas é um dos grandes problemas que podem levar a pessoa a cometer suicídio.

A pessoa que quer ter acompanhamento psicológico deve procurar o posto de saúde Central ou a Vila Nova/Universitário.

Em seguida foi realizado o cuidado com hipertensos e diabéticos, através de: aferição de pressão, teste glicemia, café da manhã, pesagem e entrega de medicamentos. E como encerramento foi servido um café da manhã.