#PraCegoVer #PraTodosVerem - Imagem do prefeito, vereador, coordenadora da Agraer e presidente da Asproleite e família. (Foto: Reprodução)

Jandaia Caetano/Semcos –

O prefeito Valdomiro Sobrinho visitou o novo presidente da Asproleite, Claudinei Dias, nesta quinta-feira (21) pela manhã, na residência do mesmo, no Pedro Ramalho.

Acompanhado do vereador Jader Moreira e da coordenadora municipal da Agraer, Kátia Recalde, Valdomiro apontou que a obra de reforma da sede da Associação dos Produtores de Leite deve começar em breve.

Fizemos um convênio com o Governo do Estado (clique e veja) de R$ 105 mil e já adquirimos as máquinas e só falta fazermos a reestruturação da sede. Queremos resolver isto logo e contribuir para que a Asproleite esteja em funcionamento logo”, explicou o prefeito.

Um conjunto pasteurizador já foi entregue no final do ano, no valor de R$ 42.900,00. Outra máquina foi licitada, uma embaladeira de R$ 30 mil, mas esta ainda não foi entregue. Uma câmara fria já foi recuperada, faltando a reforma da sede, localizada no Parque Industrial II, próximo a Polícia Militar Ambiental.

Nova diretoria tem mandato de dois anos

Eleita no último dia quatro de janeiro, a nova diretoria tem mandato de dois anos. Além do presidente Claudimei, o vice Anderson Magri, a secretária Rosimeire Tenório e o tesoureiro Diógenes Mendonça tem a missão de voltar a colocar no mercado municipal o leite tipo C, já devidamente pasteurizado e empacotado.

Atualmente, os 40 produtores entregam mais de 100 mil litros de leite ao mês para a Frimesa. De início, segundo a coordenadora da Agraer, Kátia Recalde, a meta será de produção própria de 2 mil litros ao dia para a venda aos consumidores pelo comércio local. O restante continuaria sendo entregue na Frimesa.

“Em médio prazo a ideia é produzir um mix de produtos, como manteiga, iogurte e nata”, comentou Kátia, que dá apoio técnico aos produtores. Com a volta da sua operacionalidade, a Asproleite já deve gerar cerca de dez empregos.