Jandaia Caetano/Semcos-

O prefeito de Mundo Novo, Valdomiro Sobrinho, visitou a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, no campus sediado no município. Ele a vice-prefeita Rosária Andrade, foram recebidos pelo reitor da UEMS Laércio Carvalho, pelo gerente Leandro Marra e pelo coordenador do curso de Agronomia, Jean Rosset.

Na ocasião, o prefeito conversou com os alunos da primeira turma de Agronomia na sala de aula e ainda visitou a obra de construção de sete laboratórios e um herbário.

A visita ocorreu no início deste mês e nela o prefeito citou a importância da conquista do novo curso e citou que a próxima luta será trazer o curso de Veterinária para a UEMS local. Atualmente, são 50 alunos de Agronomia e este número será quintuplicado.

Ao final de cinco anos, a UEMS de Mundo Novo terá mais de 400 alunos, incluindo os cursandos de Biologia e Gestão Ambiental.

A vice-prefeita Rosária também mostrou entusiasmo: “A gente se sente feliz de ter contribuído para esta realidade”, citou Andrade.

Obra de R$ 6 milhões deve ser entregue até o final deste ano

Uma obra de R$ 6 milhões e que resultará em sete laboratórios e um herbário deve ser entregue até dezembro deste ano, segundo o gerente da unidade Leandro Marra. A obra começou em dezembro último e têm 65% de investimento da Itaipu Binacional e 35% do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul.

Os laboratórios farão análise do solo, da água, de tecido vegetal, sedimentos, resíduos orgânicos e fertilizantes e corretivos. O Herbário Ernesto Vargas Batista servirá como uma biblioteca de plantas, para coleta, estudo e catalogação de espécies da região. O homenageado foi primeiro engenheiro civil formado em MS e criou o distrito de Porto Morumbi, em Eldorado.

A visita do prefeito e vice antecede a aula inaugural do dia 29, que será realizada no Refúgio Biológico Binacional de Maracaju e que terá o ex-secretário estadual de Infraestrutura Eduardo Riedel como convidado.