#MeioAmbiente #Agricultutura
Prefeitura investirá mais de um milhão e Itaipu mais de três em parceria que promete revolucionar Coleta Seletiva no município; readequações e cascalhamento de estradas rurais continuam

Após mais de um ano negociando e aguardando a assinatura de um novo convênio, o Governo de Mundo Novo finalizou este processo nesta semana. O prefeito Valdomiro Sobrinho assinou o documento nesta semana.

O investimento para ser executado em dois anos impressiona. São R$ 4.594.922,00 (quatro milhões, quinhentos e noventa e quatro mil e novecentos e vinte e dois reais). Destes, R$ 3.307.635,00 da Itaipu e R$ 1.287.287,00 de recurso municipal.

Destes recursos, o maior investimento é para a área rural do município, com readequação e cascalhamento das estradas rurais: Colônia Nova, Gleba 01 e Gleba 04. O secretário municipal de Agricultura Geraldo Lopez, explicou que a conservação de solo (curvas de nível) já começou e pode ser executada em todas as regiões do município.

São R$ 2,7 milhões de investimento na área rural, que incluem recuperação e proteção de nascentes. O prefeito Valdomiro comentou:

“Quando assumimos, priorizamos a execução do convênio com a Itaipu, que estava bem atrasado. Conseguimos transformar várias estradas rurais. Pensar que vamos cascalhar várias estradas, como a do Tricossi, por exemplo, nos dá uma grande satisfação”, completou Sobrinho.

Com novo barracão, caminhão e vários equipamentos, coleta seletiva em Mundo Novo deverá ser referência para Mato Grosso do Sul

São quase dois milhões de reais em investimento. A programação é entregar até o final do ano a Unidade de Valorização de Recicláveis, próximo ao Horto Florestal, no bairro Universitário. No local, um barracão climatizado com refeitório, escritório e almoxarifado: com mobília, equipamentos de informática e eletrodomésticos.

A UVR terá esteira de elevação de resíduos, esteira de separação de resíduos, fragmentadora de papel, prensadeira, elevador de fardos, lavadora de alta pressão e carros de movimentação para Big Bag (grandes fardos) e fardos.

Os recicladores receberão vários materiais de trabalho e a população ganhará sacos reutilizáveis para a Coleta Seletiva (separar o lixo seco do molhado – entende-se por lixo molhado restos de banheiros e da cozinha, tipo restos de alimentos).

Outras conquistas importantes que merecem ser destacadas é o cercamento do Horto Florestal, a aquisição de um caminhão para a Coleta Seletiva e a compra de um triturador de galhos motorizado.

Texto: Jandaia Caetano/Semcos
Fotos: Ademar Silveira/Semcos
Fotos/Terra Roxa – Marcelo Uliana

#PraCegoVer #PraTodosVerem – Imagem do prefeito Valdomiro integrantes das secretarias de Agricultura e de Meio Meio, além do representante da Itaipu; imagens da UVR de Terra Roxa concluída no último mês.