Alunos do curso de Preparo dos Remédios Caseiros (foto: Jandaia Caetano/Semcos)

Jandaia Caetano/Semcos –

A parceria Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Sindicato Patronal Rural e Centro de Qualificação Profissional Social são parceiros na oferta gratuita de cursos para os mundonovenses.

Só em 2021, ao final do ano 28 cursos terão sido executados, segundo Katiuscia Julião. Dois foram concluídos na última sexta-feira (17): Preparo de Remédios Caseiros e Relações Interpessoais.

No de Remédios Caseiros, a instrutora Rosélia Curi – bióloga e pesquisadora de plantas medicinais – ficou por quatro dias (32 horas) com seis alunos na aprendizagem de vários itens:

  • Shampoo e hidratante para queda de cabelo;
  • Bale de mel, própolis e gengibre;
  • Xarope expectorante;
  • Sabonete Íntimo e Antialérgico;
  • Pomadas para dor e cicatrizante;
  • Comprimidos para verme e outros;
  • Medicamento para pressão

Já o curso de Relações Interpessoais ocorreu na quinta e sexta-feira, com 16 horas de duração e instrução da professora Crisler Keler. Neste, a maioria dos alunos foram de funcionários públicos municipais de setores como Assistência Social, Meio Ambiente e Administração.

Os cursos neste ano estão com um número menor de alunos em virtude do momento pandêmico. Para o próximo mês, segundo o coordenador do centro de Qualificação, Rafael de Medeiros, haverá o curso de Implantação e Manejo Básico de Horta. Serão sete alunos (havia duas vagas no momento da matéria).

Para novembro, serão mais dois cursos: 1) Gestão de Resíduos em Propriedades Rurais (havia quatro vagas), 08 ao dia 10; 2) Conserva de Frutas (havia uma vaga), 24 ao dia 26.

Curso de Relações Interpessoais teve 16 horas de duração (foto: Jandaia Caetano/Semcos)