#PraCegoVer #PraTodosVerem - Imagens da Secretaria de Agricultura, Cadastro Único, Asproleite e Biblioteca Municipal.

#Semcos

A página 10 do Informe Municipal Mundo Novo Agora traz ações das secretarias de Agricultura, Assistência Social, Gestão e Planejamento, Administração, Finanças e da Indústria, Comércio e Turismo.

Claro, que o trabalho destas secretarias estão nas páginas dos bairros, da Zona Rural ou dos parques industriais. Mas, é um complemento.

Se você não teve acesso ao material impresso, confira os texto abaixo:

AGRICULTURA RECEBE NOVO CAMINHÃO E APONTA CRESCIMENTO NA PRODUÇÃO DA PISCICULTURA

Este ano também é de muitas vitórias no setor agropecuário em Mundo Novo. A secretaria de Agricultura tem garantido vários maquinários (vide na página Zona Rural) e conquistou neste mês (junho) um caminhão basculante.

Em 2020 uma retroescavadeira já havia sido recuperada pelo Governo de Mundo Novo e a outra ‘retro’, cedida pelo Governo Federal no início deste mandato, prossegue na construção, manutenção e reforma dos tanques de peixe.

Dados da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de MS) indicam que o número de produtores quase dobrou. Saiu de 26 para 46. A produção saltou de 1.200 toneladas/ano para 1.500 t/a e 250 hectares de novos tanques foram construídos.

O trabalho de silagem, arrastão, terraplenagem e várias outras ações de apoio aos agricultores foram e estão sendo feitos. Mais conquistas? Veja na página Zona Rural…

INVESTIMENTO DE MAIS DE R$ 100 MIL NA ASPROLEITE

A administração conquistou neste mês (junho), em uma parceria com o Estado, investimento de R$ 105.890,10 na Asproleite – que está parada há quase sete anos. Será reformada a câmara fria, construído um barracão de 64m² e adquirido um conjunto pasteurizador e uma embaladeira de leite.

O objetivo é incentivar a agricultura familiar com a bovinocultura de leite e chegar à produção de 180.000 litros/mês – o selo SIM (Serviço de Inspeção Municipal) garante a qualidade do produto na mesa do mundonovense e região. Obra para este ano!

ASSISTÊNCIA SOCIAL INAUGUROU SEDE DO CADÚNICO E APRESENTA AÇÕES 2020

A Secretaria Municipal de Assistência Social apresentou números de Mundo Novo na captação de recursos aos menos favorecidos. Mais de mil cestas básicas estão programadas para serem entregues neste ano.

No Auxílio Emergencial, recebendo R$ 600 ou R$ 1.200,00, foram 5.857 beneficiados, somando mais de R$ 4 milhões por mês. O número de Bolsa-Família aumentou em mais 200 novos integrantes e voltou ao patamar anterior ao pente-fino do Governo Federal (hoje, são mais de ativos).

O CadÚnico recebeu no final do ano passado uma sede própria, na Avenida Campo Grande (ao lado do Museu), para melhor atender os usuários. Dos mais de 4 R$ milhões circulando do Auxílio Emergencial, R$ 2,5 milhões são de integrantes do Bolas-Família e CadÚnico.

INCOTUR FEZ PARCERIAS COM OUTROS SETORES E REFORMA BIBLIOTECA MUNICIPAL

A Secretária Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Incotur) se colocou a disposição do governo municipal neste momento de pandemia.

Na Biblioteca Municipal Cacildo Cândido Pereira, a Incotur – que conta também o departamento de Cultura – atendeu a população no Auxílio Emergencial e parte da sua equipe passou a integrar a Defesa Civil e apoiar as ações do órgão no combate ao novo coronavírus.

Abriu a Sala do Mei, anexo ao Centro de Qualificação, para atender a apoiar o autônomo e o micro-empreendedor na busca do Auxílio Emergencial e outros benefícios.
Na Biblioteca conquistou autorização para reformar calçadas internas e externas, pintar grades e a sua fachada, colocar nova porta de vidro e reformar janelas.

GESTÃO E PLANEJAMENTO, ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS

As secretarias municipais de Gestão e Planejamento, Administração e Finanças trabalham juntas para beneficiar as demais áreas e garantir o desenvolvimento do município. Confira:

• Seis por cento a mais no salário do servidor público municipal para 2020;

• A reposição/reajuste agora é paga no início do ano (janeiro). No passado, o reajuste só era concedido em maio;

• Extensão do benefício de R$ 100,00 de vale-alimentação para os funcionários que ganham até R$ 2 mil (231 servidores). Em 2019 o valor era para até R$ 1.726,20;

• Prorrogação da primeira parcela do IPTU, ou parcela única, em 60 dias – para o dia 15 de julho;

• Convênio com a Caixa Econômica Federal que barateia os documentos de código de barra, para R$ 1,80 por parcela do IPTU (no início do mandato era R$ 3,80 por folha);

• Pagamento dos servidores de forma adiantada, dentro do mês;

• Metade do 13º salário dos servidores municipais deve ser pago dentro do mês de julho;

• Planejamento no Orçamento, gestão nas Finanças e gerenciamento nos convênios possibilitam mais de R$ 44 milhões em obras no município.

Texto: Jandaia Caetano/Semcos
Imagem: Gráfica Olímpica