Único local com atendimento em horários especiais é a UBS Central; demais postos atendem das 7h00 às 11h e das 13h e às 17h (foto: Carina Yano/Semcos)

Exame de preventivo, avaliação de mamas, testes rápidos e atendimento odontológico são ofertados e brindes serão sorteados

Jandaia Caetano/Semcos –

O mês de outubro é um mês especial para a saúde da mulher, com horários alternativos e sorteio de brindes, no incentivo aos cuidados preventivos. O atendimento está sendo feito por demanda, ou seja, a paciente pode ir direto sem necessidade de agendar. As que optarem pelo agendamento podem fazer pelo whatsapp (67) 3474-5301.

Está sendo ofertado exame de preventivo ao câncer do colo do útero, avaliação de mamas -se necessário é feito e encaminhamento para Cascavel -, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite e atendimento odontológico (para dentista, horário noturno é na quarta-feira, das 18h00 às 21h00 na UBS Central).

A mulher de Mundo Novo está sendo atendida de segunda a sexta-feira. Na Unidade Básica de Saúde Central Waldir Pazzoti, a opção de atendimento é das 7h00 às 11h e das 13h às 22hh. Já nos ‘postos de saúde’ dos bairros o horário é das 7h00 às 11h e das 13h00 às 17h00.

“Muitos brindes e busca de metas no Previna Brasil”, diz coordenadora

Coordenadora lembrou que nesta quarta-feira tem atendimento odontológico das 18h às 21h (foto: Jandaia Caetano/Semcos)

A coordenadora da Atenção Básica no município, Alessandra Antunes, informou que dezenas de brindes estão sendo ofertados pelo comércio local como incentivo às munícipes para o cuidado com a saúde. As mundonovenses ganham uma senha e participam do sorteio no dia 1º de novembro.

Alessandra também comentou sobre os índices que tem que ser alcançado na atenção primária, com atendimentos de gestantes, citopatológicos (exame do preventivo), hipertensos, diabéticos e população vacinada. No de mulheres no exame do colpo de útero a porcentagem de 22% está abaixo da meta dos 40% indicados pelo Previna Brasil, do Ministério da Saúde.

“Acredito que vamos melhorar muito este número com estas ações até o dia 31 de outubro”, citou Alessandra.

Mulheres que iniciaram sua vida sexual devem fazer o preventivo. Para os demais atendimentos, não há especificação.