#Semcos
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou nesta quarta-feira (24) a Minicentral Termelétrica a Biogás de Entre Rios do Oeste. A solenidade aconteceu às 10 horas, na própria unidade e contou com a presença de diversas autoridades, inclusive do prefeito de Mundo Novo MS

Projeto da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Copel, Fundação Parque Tecnológico de Itaipu, CIBiogás e prefeitura municipal vai gerar e distribuir energia elétrica a partir do biogás de biomassa residual da suinocultura em propriedades rurais.

Após três anos de trabalho das instituições parceiras, o projeto intitulado “Arranjo Técnico e comercial de geração distribuída de energia elétrica a partir do biogás de biomassa residual da suinocultura em propriedades rurais do município de Entre Rios do Oeste” oportunizará a 18 produtores de suínos a solução de um grande problema ambiental: a destinação dos dejetos provenientes da atividade.

Após 36 meses de muito trabalho e esforço coletivo das instituições parceiras, Entre Rios do Oeste poderá “zerar” os custos do município com energia elétrica feita a partir da produção do biogás oriundo da suinocultura.

O projeto que promete “zerar” a conta de luz de 72 unidades consumidoras da prefeitura de Entre Rios do Oeste é resultado da chamada pública (PD 6491-0287/2012), realizada pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), com *investimentos da Copel Geração e Transmissão (CGT)*. Além da geração de energia, este modelo de negócios traz renda extra à 18 suinocultores do município, confere solução de saneamento ambientalmente amigável com produção de energia limpa.

#PraCegoVer a primeira foto mostra o prefeito Valdomiro ao lado de autoridades na solenidade de inauguração, a segunda foto mostra o prefeito Valdomiro ao lado do governador do Paraná Ratinho Junior, as duas fotos finais mostram a usina em imagens aéreas