Banner: BrasilQuimica

Carol Guimarães/Semcos-

A data foi estabelecida em 1969 no Brasil e relembra da importância do profissional que cuida das plantações e da produção das frutas cítricas que são a laranja, limão, lima, tangerina, cidra e muitas outras como abacaxi e acerola.

Ricas em vitamina C, elas são fundamentais para fortalecer os ossos e cartilagens e o sistema imunológico. O consumo dessas frutas é recomendável em todas as idades.

O Brasil responde por 80% da produção de suco de laranja no mundo, isso faz com que a citricultura seja umas das mais importantes indústrias do país. Além do mercado interno, as frutas são vendidas para os Estados Unidos, Canadá e Europa.

Citricultor no Estado do Mato Grosso do Sul

O Mato Grosso do Sul possui uma área plantada de laranja de 704,00 hectares, com rendimento de 21.808 kg por hectares. A IAGRO cadastrou 145 áreas comerciais produtoras de citros, com 1.044,00 hectares plantadas com laranjas, limão Taiti e tangerinas poncã.

O zoneamento da Fruticultura para o cultivo de citros no estado de Mato Grosso do Sul, indica 39 municípios aptos, sem restrições de plantio, 39 municípios aptos com restrições hídricas de plantio e o município de Porto Murtinho na classe inapta.

Atualmente a cultura de citros no estado estão distribuídas em pequenos pomares localizados em 19 municípios. O município com maior número de áreas plantadas, que variam de 0,5 a 20,0 hectares, seguido pelo município de Dois Irmãos do Buriti, com áreas de 5,0 a 50,0 hectares.

Na região do Bolsão Sul- Matogrossense, estão localizados os plantios de citros com áreas mais extensas, sendo uma propriedade de 80,00 hectares no município de Três Lagoas e duas propriedades no município de Aparecida do Taboado, uma 50 hecteres e a outra com 249,00 hecteres.

Curiosidade:

Sabia que a tangerina tem variedades e nomes diferentes nas diversas regiões do Brasil?

Tangerina, Mexerica do Rio, Bergamota, Cravo, Poncã (mais consumida no primeiro trimestre do ano) e Murcote ou Morgote (mais consumida no segundo semestre).