Enfermeiro Abel assumiu Sala de Vacinas  #PraCegoVer – Imagem do novo coordenador de Vigilância Epidemiológica. 

#Semcos – Porque o povo tem o direito de saber!

O enfermeiro Abel, novo responsável pela Vigilância Epidemiológica – conhecida popularmente por Sala de Vacina -, lembrou que o seu setor volta a funcionar das 6h00 ás 18h00 de segunda a sexta-feira.

Com o anúncio dos números de casos de Febre Amarela no país, a procura vem sendo grande. Abel esclarece que todos entre 9 meses e 59 anos tem que se dirigir ao local (em anexo ao UBS Central Valdir Pazoti) portando a carteirinha de vacinação. Isto, porque quem já tomou a vacina uma vez não tem mais necessidade de tomar. Fora da idade citada, somente com prescrição médica para receber a dose.

Outro aviso importante e que o Governo de Mundo Novo agora tem o exame instantâneo contra Dengue, Zika Vírus e Chicungunha. Esta triagem na hora é importante porque antes a demora (ia para Campo Grande e demorava mais de 30 dias) prejudicava o médico e o paciente. O exame está a disposição em todos os ESf’s a partir do sexto dia dos sintomas do munícipe.

Macacos não transitem a Febre Amarela, alerta Abel

O enfermeiro lembrou que os macacos também são vítimas da Febre Amarela e não retransmissores da doença. O alerta é feito para a população, que, com medo da doença, acaba maltratando os macacos com medo da retransmissão.

O responsável pela proliferação são os mosquito Haemagogus e Sabethes. A Febre Amarela atualmente não é a Febre Amarela Urbana, que foi erradicada em 1.942 e tinha o aedes aegypti como retransmissor. A atual é a Febre Amarela Silvestre, e o estado de alerta atual é para que esta não se torne urbana.