#PraCegoVer #PraTodosVerem - Imagens de novo caminhão com cabine branca, acompanhada de dirigentes relacionados a Coleta Seletiva (Foto: Jandaia Caetano/Semcos)

Você separa o lixo seco do molhado na sua casa ou na sua empresa? Fique atento! Chegou a hora de se adequar!!

Jandaia Caetano/Semcos –

Um caminhão Mercedes Benz, licitado por R$ 230 mil, chegou à Mundo Novo na manhã desta quarta-feira (23). O veículo foi conquistado em parceria com a Itaipu, com recursos da prefeitura e da Binacional.

O novo caminhão servirá para a nova Coleta Seletiva. A novo Coleta Seletiva será implantada após a construção da UVR (Unidade de Valorização de Recicláveis). A construção da UVR já está em andamento, anexo ao Horto Florestal.

A coordenadora da Coleta Seletiva no município, Jaqueline Meireles, informou que a nova coleta deve estar em funcionamento no município ainda no primeiro semestre.

“Mas mesmo antes na nova coleta, o caminhão já pode atuar no trabalho que realizamos atualmente de coleta de empresas e residências que reciclam”, explicou Meireles.

Além da UVR – com todo maquinário interno, inclusive com refeitório e escritório – sacos de ráfia serão distribuídos para a população fazer a separação do lixo seco (plástico, papel…) do molhado (lixo de banheiro e da cozinha).

Recebeu o caminhão os secretários municipais de Meio Ambiente, Newton Becauser, Gestão e Planejamento, Adacildo Oliveira, o presidente da Aram (Associação dos Recicladores Ambientais Mundonovenses), Gelson dos Santos, e representante da Itaipu, Marcelo Uliana.

Sem mistério. Confira:

1) Tenha um recipiente só para o lixo seco (papel, plástico, papelão) – o Caminhão da Coleta Seletiva fará a coleta;

2) Materiais que tem resíduo podem ser abertos e postos na pia enquanto lava a louça. Depois é só colocar pra secar (embalagens de leite, leite condensado, creme de leite…);

3) No segundo recipiente só coloque lixo da cozinha e do banheiro: este o Caminhão do Lixo Residencial fará a coleta.

4) Não adianta fazer a separação e colocar na frente da residência junto com o lixo comum. Para o lixo reciclável ligue 99212-3344

Obs. Comece pelos itens 1 e 3. De início, coloque os materiais do item 2 no lixo não reciclável (item 3). Com o tempo, você vai colocar o item 2 em prática.