Raysa Almeida/Ascom –
O setor de Endemias de Mundo Novo está realizando a aplicação do ‘fumacê’, o produto é fornecido pelo governo do estado. O produto será passado em todos os bairros durante esta semana.
“As notificações da última semana a gente teve um índice alto de notificações; a chegada do inverno ajuda a dar uma amenizada, mais na semana 17, 18, 19 e 20 a gente teve um alto índice de notificações”, apontou o coordenador de Endemias, Leandro Borracha.
VACINA CONTRA A DENGUE
Mundo Novo já realiza a vacinação contra a dengue desde fevereiro deste ano para crianças de 10 a 14 anos.
A vacinação é realizada na Sala de Vacina no Posto de Saúde Central pela manhã das 7h às 11h e no período vespertino das 13h às 17h. É necessário levar o cartão de vacina, documento RG, CPF e cartão do SUS.
A coordenadora de vacinação do município, Katia Mendonça, informou que aqueles que tiveram dengue devem esperar seis meses para a primeira dose. Já os que tomaram a primeira dose e tiveram dengue, precisam esperar mais 30 dias, contabilizando 120 dias para tomar a segunda dose.
01) O produto faz mal à saúde humana?
Todos os inseticidas adquiridos pelo Ministério da Saúde (adulticidas e larvicidas) são indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e têm por base normas técnicas e operacionais oriundas de um grupo de especialistas em praguicidas que preconiza os princípios ativos desses produtos e recomenda as doses para os vários tipos de tratamento disponíveis.
02) É necessário abrir as janelas de casa quando o veículo do fumacê estiver passando?
Sim. Antes da aplicação é necessário realizar um trabalho de conscientização junto à população para que as pessoas possam abrir portas e janelas, de maneira a facilitar a entrada das gotículas no domicílio.
Fonte: Ministério da Saúde