Estação de Tratamento de Esgoto, próximo ao Kartódromo Municipal (Foto: Carina Yano/Semcos)

Jandaia Caetano/Semcos-

O Governo de Mundo Novo anunciou que no aniversário de 45 anos de emancipação político-administrativa do município as mais variadas obras em execução continuam. O prefeito Valdomiro Sobrinho, e a vice Rosária Andrade relataram os trabalhos.

Educação

Mundo Novo teve o acréscimo de mais dois ônibus escolares (quase R$ 400 mil) e a Escola Terezinha Mendonça está com a sua reforma na fase final (mais de R$ 300 mil).  O município aderir ao Educação Conectada e melhorou a internet para toda a Rede Municipal de Ensino – nos cinco centros de Educação Infantil e nas duas escolas municipais.

O Cei José Honorato teve o seu refeitório concluído e o Cei Monteiro Lobato a sua área pedagógica terminada. O Cei Guaicuru teve a construção de uma cozinha e ganhou uma máquina de lavar. O CEI Paulo Freire ganhou outra máquina de lavar.

Um protocolo de biosegurança foi confeccionado para a Rede Municipal e os primeiros professores começaram a ser vacinados. A expectativa é de começar o 3º bimestre com o ensino presencial ou, pelo menos, híbrido.

Saúde

O município anunciou a aquisição de quatro veículos para o transporte de pacientes: uma minivan, dois sedans e uma ambulância. Toda a aquisição acontece com recursos próprios, atendendo a solicitação dos vereadores. São cerca de R$ 400 mil de investimento.

Reformas foram feitas na UBS Central Waldir Pazotti. O atendimento 24 horas no Hospital Bezerra de Menezes prossegue e a Saúde realizou a ampliação do atendimento na fisioterapia, neurologia e oftalmologia.

Agricultura

Com uma área recuperada pelo município, a Secretaria de Agricultura tem uma garagem para guardar os seus maquinários e implementos. O local fica no Parque Industrial I e em breve se tornará a sede da Secretaria.

Uma colhedora para silagem foi adquirida com recursos próprios, no valor de R$ 49 mil. A Gleba 04 e a Colônia Nova passam por cascalhamento. A entrada dos aviários na saída para Guaíra foi adequada, permitindo a saída de cerca de 150 mil frangos a cada 45 dias.

Infraestrutura

Foram adquiridos R$ 150 mil em tubos, que devem contemplar drenagens para pavimentação asfáltica nos bairros Copagril e Berneck. Uma motoniveladora de R$ 595 mil chegou ao município.

Oito quadras de asfalto já foram entregues neste ano, nos bairros Fleck e Universitário. Mais cinco devem ser terminadas neste mês (três na Rio Branco, uma na Dom Pedro I e uma Maria de Lourdes).

Aproximadamente 600 toneladas de CBUQ foram utilizadas na recuperação asfáltica, entre: tapa-buracos em todos os bairros, reperfilamento no Berneck, Copagril e Tapajós (quatro quadras) e sete quadras recuperadas no São Jorge.

Meio Ambiente

O setor de Meio Ambiente é outro que vem tendo várias obras. A UVR (Unidade de Valorização de Recicláveis) está na sua fase final no bairro Universitário e custa mais R$ 600 mil. O cercamento do Horto também está prestes a ser entregue, em mais R$ 150 mil de investimento – ambas em parceria com a Itaipu.

Já a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) tem previsão de término dos seis dos 18 milhões de reais programados para a obra em julho do ano que vem. Além da ETE, são quase três mil ligações domiciliares, 70 Km de rede coletora, duas estações elevatórias e uma de polimento.

Assistência Social

O setor de Habitação promete diminuir o défict do setor na cidade. Para isto o município anunciou aquisição de uma área para a construção de quase 200 casas em parceria com os governos federal e estadual. A área custará R$ 700 mil, toda paga com recurso próprio.

No caminho da titularidade de propriedade, o georreferenciamento deve resolver uma demanda antiga de vários proprietários em Mundo Novo. O trabalho voltou a ser executado, após parceria do Governo de Mundo Novo e foi iniciado no Assentamento Pedro Ramalho.

No Cad Único, o aumento de famílias  beneficiadas com o Bolsa Família (foram mais de cem) contribui para diminuir os impactos causados pela pandemia.

Finanças

Com pagamento de servidores de forma antecipada e dos fornecedores em dia, a secretaria de Finanças permite que o município possa fazer investimentos com recursos próprios – só nestes cinco meses foram anunciados mais de um milhão desta maneira.

O IPTU foi lançado e dará 20% de desconto para o cidadão, que ainda concorrerá a nove prêmios (oito bicicletas e uma moto). IPVA e o próprio IPTU foram prorrogados da sua data original, em uma ação para dar mais fôlego aos munícipes/comerciantes.

Indústria, Comércio e Turismo

A Incotur, que conta também com o departamento de Cultura e Juventude, anunciou o Prodeger. O Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico deve realizar ação similar a de 2019, com apoio ao comércio e indústria no objetivo de geração de emprego e renda.

Outra ação importante foi a da comisssão da Ferroeste, na luta por um Terminal de Cargas Intermodal no município. A Cultura ainda organizou um Show de Prêmios para contribuir com as entidades, mesmo em um ano pandêmico que impede a realização da festa das nações.

Gestão e Planejamento

Com uma boa relação com o Legislativo e o Judiciário, respeitando a independência entre os poderes, Mundo Novo inova na região com ações de integração e valorização dos poderes.

Junto a Câmara Municipal, o prefeito sancionou o projeto das emendas impositivas. O mecanismo permite que os parlamentares possam indicar emendas no valor de até R$ 840 mil. Os primeiros apontamentos foram emendas coletivas, de 11 e oito vereadores, para a Saúde e a Habitação, respectivamente.

Administração

Doações de terrenos para a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Sanesul resultarão em sedes novas para os dois primeiros e a construção de um super-poço no Copagril.

Parcerias com vários órgãos, incluindo as entidades são realizadas como incentivo e reconhecimento ao trabalho dos mesmos.