Gilmar Prado/Ascom –

A prefeita de Mundo Novo, Rosária de Fátima Ivantes Lucca Andrade, sancionou a Lei nº 1.439/2025, de autoria do vereador Kaudi Kenps Silva Nage, que reconhece oficialmente o cordão quebra-cabeça como instrumento auxiliar de orientação para identificação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município.

O uso do cordão será voluntário e tem como objetivo facilitar a comunicação, promover compreensão e garantir um atendimento mais humanizado por parte da comunidade e dos agentes públicos. O acessório deve ser usado de forma visível, pendurado na roupa ou em objetos de uso pessoal.

A lei também orienta estabelecimentos públicos e privados, como supermercados, bancos, farmácias, bares e restaurantes, a treinarem seus colaboradores para reconhecer o símbolo e oferecer atendimento prioritário e individualizado às pessoas com TEA.

Além disso, a nova legislação prevê que o município poderá promover campanhas de conscientização para informar a população sobre a importância do respeito e da empatia com as pessoas autistas.