Objetivo é vacinar o máximo possível de pessoas, brasileiros e paraguaios

Carina Yano/Semcos –

Na última quinta-feira (20), no Anfiteatro Dorcelina Folador em Mundo Novo, a Secretaria Municipal de Saúde e autoridades da região fronteiriça e do Ministério da Saúde realizaram uma reunião para discutir estratégias sobre a Vacinação de Fronteira.

Estiveram presentes os representantes das cidades de Coronel Sapucaia (MS), Paranhos (MS), Guaíra (PR) e do Paraguai: Salto Del Guairá, Capitán Bado e Ypejhú.

Um dos objetivos é fortalecer as políticas de vacinação e atualizar as carteirinhas da população que vive nas regiões de fronteira – 33 cidades gêmeas brasileiras, que estão demarcadas pela linha de fronteira seca ou fluvial.

A meta do Ministério da Saúde é imunizar a população de todas as faixas etárias. De acordo com a coordenadora municipal de Vacinação, Cristiane Peixoto, serão ofertadas todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, ou seja, imunizantes para crianças até idosos.

“A gente não pode ter barreira de acesso dessa população. Até porque a nossa cobertura de vacinação está bem baixa e com a pandemia abaixou mais. A vacina de rotina ficou em segundo plano e estamos tentando recuperar essa cobertura para as crianças que estão desprotegidas. Estão até com o risco de voltar algumas doenças que já foram erradicadas, como a poliomielite, que foi erradicada nos anos 80, e o sarampo que já voltou”, alertou Cristiane.

A campanha deve iniciar no dia 16 até 25 de novembro. Segundo a coordenadora de Vacinação, o município já realizava este atendimento à população estrangeira, e que a campanha será um momento de reforçar a ideia de imunizar o máximo de pessoas.