#Saúde
O paciente, de 55 anos, está isolado no Hospital Bezerra de Menezes

Foi coletado material que foi enviado para o Laboratório Central de Saúde (Lacen – MS) para análise. O paciente tem 55 anos. O resultado deve sair nesta sexta-feira (27).

A informação da Secretaria Municipal de Saúde é que o paciente está isolado no Hospital Bezerra de Menezes. Ele estava na casa de familiares em um bairro do município – chegou do Paraguai há três dias – e passou mal, com AVC (Acidente Vasculhar Cerebral), falta de ar e tosse.

O prefeito Valdomiro informou que na segunda-feira o Comitê de Combate ao Coronavírus irá se reunir para tomar várias decisões. O Comitê conta com integrantes de vários setores da sociedade.

O prefeito explicou que a situação é complicada e que a reunião está marcada para a segunda-feira para se evitar uma tomada de decisão precipitada neste momento.

PESSOAS COM SINTOMAS RESPIRATÓRIOS DEVEM FICAR EM CASA

A maioria das pessoas que estão identificadas pela Secretaria Municipal de Saúde com sintomas respiratórios estão respeitando os profissionais de saúde e aderindo a quarentena. Uma pequena parte, segundo a secretaria, não está acatando as indicações e destratando médicos e enfermeiros.

Segundo a Portaria nº 454, do Diário Oficial do Governo Federal “o isolamento domiciliar da pessoa com sintomas respiratórios das pessoas que residam no mesmo endereço…pelo período máximo de 14 (quatorze dias)”. O artigo 2º ainda aponta que “considera-se pessoa com sintomas respiratórios a apresentação de tosse seca, dor de garganta ou dificuldade respiratória, acompanhada ou não de febre”. No artigo 3º, a portaria afirma que “é dever da pessoa sintomática informar ao profissional médico”.

Texto: Jandaia Caetano/Semcos
Banner: Arquivo Semcos