Foto: Arquivo Semcos

Campanhas de Coleta de Lixo Eletrônico e de Vidros também são destaques; município é o 3º de MS como cidade sustentável

Jandaia Caetano/Semcos-

Dois mil e vinte e um se tornou mais um importante ano no desenvolvimento da sustentabilidade em Mundo Novo. Em um processo de anos, conquistas foram concluídas neste.

A obra da Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR) foi concluída. Além dos R$ 792.663,61 investidos na construção (entregue em agosto), outros R$ 581.156,79 foram licitados para a Coleta Seletiva: 10 mil sacos de ráfias; EPI’s e uniformes para os catadores; e equipamentos e móveis para a UVR.

Em 2021, um novo caminhão para a Coleta Seletiva (R$ 230 mil), o cercamento do Horto Florestal (R$ 194.141,69) e duas cisternas (R$ 117 mil) – uma na UVR e uma no Estádio Municipal -, também foram entregues.

São quase dois milhões de reais investidos somente neste ano (R$ 1.915.367,09). Deste valor, mais de R$ 600 mil foram de recursos próprios. A UVR depende apenas de ajustes da Energisa na rede elétrica externa para entrar em funcionamento (provavelmente, em fevereiro do próximo ano).

Em março, Mundo Novo ficou entre as três cidades mais sustentáveis de Mato Grosso do Sul, através do Instituto Cidades Sustentáveis.

O município realizou duas campanhas de Coleta de Lixo Eletrônico e inaugurou em novembro uma baia de Coleta de Vidros. Agora, através do caminhão da Coleta Seletiva, recolhe vidros de garrafas e potes não retornáveis.

ICMS ecológico, manutenção em dia e viveiro municipal

O diretor municipal de Meio Ambiente, Teodoro Menezes, apontou que a média do ICMS Ecológico deste ano deve ficar em torno dos R$ 3 milhões, similar a de 2020. Porém, com as ações deste ano, Teodoro acredita em um crescimento para 2021.

Dentre as ações da secretaria, o serviço de paisagismo vem chamando a atenção da população. O plantio de flores de inverno e de verão nas rotatórias da cidade voltou a ocorrer, agora com 100% de recursos próprios, após incentivo da Itaipu nos anos anteriores. Estes locais ainda recebem manutenção e ornamentações.

Vanderlei Botega, secretário municipal da pasta, destacou que a manutenção dos prédios e locais públicos estiveram além do esperado e elogiou a equipe:

“Conseguimos manter a cidade limpa, sem deixar acumular. Os canteiros estiveram limpos o ano inteiro. Nossa equipe de poda de árvore trabalhou muito e nossa parceria com a Energisa vem dando resultado. Os caminhões de limpeza se desdobraram, além das nossas margaridas”, concluiu o secretário.

Botega lembrou ações na Prainha do Cascalho, Porto Isabel e adequação (com cascalhamento) da entrada do Horto Florestal. Horto este que produziu cerca de 20 mil mudas e recebeu outras cinco mil da Itaipu. Duas mil paineiras serão plantadas na Estrada do Cascalho e 500 foram efetivadas em torro do Horto. A maioria das mudas é doada para a população gratuitamente.

Lixo comum e Oca Ambiental

No final deste ano a secretaria está testando horários alternativos para a Coleta de Lixo Comum. O horário das 15h00 às 22h00 pode ser implantado no próximo ano se esta alternativa for aprovada. Um caminhão novo para o setor deve ser adquirido no ano que vem.

O principal objetivo é reduzir a quantidade de lixo comum, aumentando o número de resíduos para a Coleta Seletiva. Para isto, há uma expectativa de aumento no número de casas que façam a separação do lixo seco (papel, plástico…) do lixo molhado (resto de comida e lixo de banheiro). Várias palestras foram feitas nas escolas, com o objetivando de sensibilização da comunidade para o tema.

Em 2021, o município gastou R$ 364.700,00 para levar o lixo comum para Dourados, através da Oca Ambiental. Quanto menos lixo for levado para o aterro sanitário, menor será o recurso para o referido transporte.

Boa execução de convênio renderá parceria recorde com a Itaipu

Jaqueline Meireles, coordenadora da Coleta Seletiva, explica que um investimento milionário no setor só é possível graças a uma parceria da Itaipu Binacional e que o valor do convênio vem crescendo graças a boa execução do município nos últimos dois convênios.

Em 2017, o Governo de Mundo Novo ‘acelerou’ um convênio assinado em 2016 e que estava sendo executado a ‘passos lentos’. Ele havia sido assinado para três anos e o município em dois anos (2017 e 2018) conseguiu executar 70% do mesmo.

Já este último, assinado em maio de 2020, tinha duração de dois anos e foi concluído em menos de um ano e meio. Segundo o técnico da Itaipu, Marcelo Uliana, Mundo Novo é exemplo para os demais municípios lindeiros.

Para o próximo convênio, a ser assinado em março, o valor deve ser de R$ 5,5 milhões, incluindo ações na Agricultura e no Meio Ambiente. O último ficou em R$ 5.094,939,15.