#Semcos – Porque o povo tem o direito de saber!

Diretor Cassiano Vidovix ressalta transparência a participação do Observatório Social

Todo início de ano o número de licitações é maior em virtude do começo dos trabalhos. Nesta semana, mais três importantes processos foram realizados. Cassiano Vidovix, diretor municipal de Licitação, ressaltou a lisura e transparências dos pregões e destacou a participação do Observatório Social nos processos.

O Observatório esteve nesta quarta-feira (13), acompanhando a maior licitação feita pelo município – a de Combustível e Lubrificantes -, através de Ana Paula Ferro e Nerel Hubel. A instituição não-governamental retira editais, publica-os na sua página (site e rede social) e acompanha as licitações. Segundo Vidovix, “tudo ajuda na transparência”.

Merenda Escolar

Mais de R$ 400 mil foram licitados para Merenda Escolar. Das cinco empresas presentes, quatro ganharam o direito de ofertar itens para a secretaria municipal de Educação. O pregão ocorreu na manhã de terça-feira (12), na sala de Reuniões da prefeitura.

O Espósito & Espósito Ltda – ME, de Mundo Novo, ganhou o direito de fornecer algumas frutas e legumes (oito itens), no valor de R$ 35.068,50. A Laticínios Camby Ltda, de Dourados, o direito de oferecer o Leite, por R$ 26.588,00 (2,89 o litro). A Distribuidora de Alimentos Naviraí Ltda-EPP venceu em 30 itens, totalizando 139 mil reais (R$ 139.439,00). O maior vencedor foi uma empresa de Mundo Novo, Supermercado Central, que ofertará 31 itens, em um valor a ser consumido que pode superar os R$ 200 mil (R$ 203.126,95).

Fisioterapia

Nesta quarta-feira (13) a primeira licitação ocorreu ás 8h00, para a contratação de sessões de Fisioterapia, na Fisioterapia Municipal. Thayse C. K. Doná – ME ganhou o direito de fazer as sessões a serem indicadas pela secretaria municipal de Saúde, através de agendamento dos pacientes. Podem ser contratadas até 2 mil sessões, há um valor de R$ 65,00 por unidade, chegando (se todas as sessões forem contratadas) a R$ 130 mil para 12 meses (a partir da assinatura). Somente esta empresa apareceu para participar.

Combustível e Lubrificantes

A maior licitação do município, em valores (R$), foi realizada na manhã desta quarta. Em 32 itens, a Doná Distribuidaora de Petróleo Ltda (Servicentro Petrobrás), a única empresa presente, ganhou a licitação, totalizando R$ 2.484.029,40 (Dois milhões quatrocentos e oitenta e quatro mil vinte e nove reais e quarenta centavos).

Cassiano Vidovix, diretor de Licitação, explicou que em todos os pregões, há uma contração de um possível fornecimento de produto até o valor licitado. Porém, o a quantidade contratada, em todas as licitações, em todas as áreas – pode ser menor do que foi licitado. “É feita uma previsão e às vezes o saldo de contratação pode ser menor do que foi licitado”, explicou Vidovix.

#PraCegoVer – Imagem do processo licitatório de Combustível e Lubrificantes e da Merenda Escolar.

Texto: Jandaia Caetano.
Fotos: Carina Yano e Ademar Silveira.