Foto: Marcos Eustáquio/Incotur

Agente espera colaboração da população: “É seguro receber o recenseador”

Carina Yano/Semcos-

No dia 1º de agosto, os recenseadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística) iniciaram a coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022 em alguns bairros da cidade.

Em Mundo Novo, são 12 recenseadores que estão em campo realizando as visitas em cada bairro e mais três serão contratados para o trabalho. Os mesmos passaram por um treinamento no início do mês de julho.

O agente censitário municipal, Valdir Junior, esclareceu para a população que é seguro disponibilizar os dados pessoais. Ele destacou que os profissionais foram credenciados e orientados para exercer a função.

A pesquisa se estenderá até o final do ano. Em caso de dúvida e mais informações o cidadão deve entrar em contato: (67) 99653-0163 (Valdir Junior) / (67) 99639-3830 (Marilia) / (67) 99650-3048 (Vitheli).

O que é o Censo do IBGE?

O Censo é uma pesquisa nacional que o IBGE realiza a cada 10 anos. A última pesquisa deveria ter ocorrido em 2020, mas devido ao surto da pandemia da covid-19, se estendeu para 2022.

O objetivo do levantamento de dados da população é além de identificar a quantidade de habitantes, verificar a situação socioeconômica de cada região. Portanto, as informações coletadas são importantes para o desenvolvimento de políticas públicas e investimentos.