Prefeito com a empresa Security (Empresa de Segurança Patrimonial) (foto: Ademar Silveira/Gabinete)

Protocolo de segurança em ambiente escolar realizado pela Polícia Militar foi intensificado

Carina Yano/Semcos –

Na última terça-feira (11), o prefeito Valdomiro Sobrinho se reuniu com a empresa Security para implementar um sistema de comunicação em todas as escolas. Este aplicativo se conectará diretamente com a delegacia de Polícia Civil e com o pelotão da Polícia Militar.

O encontro aconteceu devido a comoção a nível nacional, referente ao ataque criminoso na creche de Blumenau, no Vale do Itajaí, na última semana.

Segundo o prefeito, a princípio o investimento realizado será com a parte das instalações destes aparelhos eletrônicos. A secretária de Educação, Camila Rubim, citou que a administração municipal está em processo de análise para investir em novas estruturas de segurança: portões elétricos, detector de metais e aumentos dos muros.

Ela destacou que todas as escolas já possuem câmeras de segurança e que só é permitida a entrada de professores e funcionários. As escolas municipais Carlos Chagas e Terezinha Mendonça têm vigia durante os dois períodos (matutino e vespertino).

De acordo com o novo comandante da Polícia Militar, Vianey Turíbio, o trabalho de Protocolo de Segurança em Ambiente Escolar está vigente no município, mas nos últimos dias se intensificou em todas as escolas – municipais, estaduais e particulares.

O diretor municipal de Trânsito, César Filho, estará elaborando um protocolo de segurança escolar para professores, funcionários e alunos – apresentando como proceder nesses conflitos, caso aconteça.

Recentemente, foi instalado um portão no hall de entrada na Escola Terezinha Mendonça, evitando um fluxo maior de pessoas no momento dos pais buscarem os filhos.

A diretora da escola, Gisele Ribeiro, deixou um alerta para os pais ficarem atentos as fake news que são disseminadas nas redes sociais (principalmente WhatsApp), com o intuito de causar pânico coletivo.