#Semcos
Click no link e confira a entrevista completa com os presentes na reunião: https://youtu.be/D90_DRRa28Y

O país passa por um novo acesso a terra. Trata-se do PNCF (Plano Nacional de Crédito Fundiário) – que na verdade não é tão novo assim – que vem sendo o módulo mais acessível na conquista da Reforma Agrária. Em Mundo Novo, o governo local apóia cerca de 20 famílias que querem se tornar produtores. Este apoio iniciou em 2017.

Procurando desestimular invasões e/ou ocupações, acampamentos na beira de rodovia, o PNCF também traz mais paz ao campo, já que as terras são adquiridas através de financiamento pelo Banco do Brasil em uma negociação direta com proprietário. Dois locais –-

Um dos processos essenciais é a qualificação dos futuros produtores. Para isto, o Centro de Qualificação Profissional e Social, ligado a secretaria municipal de Assistência Social, realizou vários cursos com os interessados.

Após a compra da propriedade, os lotes são divididos e cada um passa a ser o seu proprietário, com carência e prazos extensos para quitar o financiamento. Os futuros produtores agradeceram a parceria da administração municipal.

A vice-prefeita Rosária recebeu os dois grupos – que já tem pré-definida duas áreas para compra, uma de 40 hectares e outra de 33 ha -, e a coordenadora da Agraer (Agência Estadual de Desenvolvimento Agráreio e Extensão Rural) no município, Kátia Garicoix.

Texto: Jandaia Caetano
Imagens e reportagem: Carina Yano e Jandaia Caetano