Conjunto Valério de Medeiros terá construção iniciada após esta quarta (Foto: Paulo Vargas/Semcos)

Jandaia Caetano/Semcos –

Evento será transmitido pela página Governo de Mundo Novo; só estará presente quem teve documentação aprovada na Caixa Econômica

O Governo de Mundo Novo realiza a partir das 18h00, no Centro Conviver Daudt Conceição, o sorteio de quadras e lotes para o projeto habitacional no bairro Berneck. O local que receberá as 90 casas, em uma parceria dos governos Municipal, Estadual e Federal fica próximo a Secretaria Municipal de Infraestrutura e por diversas ocasiões recebeu eventos de rodeio.

A programação é para o sorteio das 60 primeiras casas para os munícipes que conseguiram apresentar a documentação necessária para assinar o contrato com a Caixa Econômica Federal. O anúncio de mais trinta contemplados e o sorteio dos lotes deve ocorrer futuramente.

Cesar da Mata, coordenador de Habitação, declarou: “Com estes 60 primeiros, a construtora já inicia a obra. Trabalhamos muito para conseguir chamar a atenção das pessoas que estavam dentre os 341 para aproveitar a oportunidade e entregar a documentação”.

Após o evento, mais 30 casas ainda estarão à disposição para os que participaram do processo. Vários itens acabam dificultando o acesso a assinatura do contrato. O cidadão precisa comprovar renda (entre R$ 1.300,00 e R$ 3.700,00) e estar sem restrição no comércio.

Entenda o projeto

Em abril de 2020, 341 pessoas estavam aptas e participaram do processo na Agehab (Agência Estadual de Habitação). Na ocasião, o prefeito Valdomiro esteve presente e a Semcos (Secretaria Municipal de Comunicação Social) realizou a transmissão ao vivo do sorteio/seleção.

A Agehab tem critérios em que o postulante recebe mais pontos conforme as condições sociais. Mães como única provedora da casa é um destes que somam pontos consideráveis. Porém, com a dificuldade de aprovação, pessoas que ficaram bem atrás no sorteio/seleção também podem ser contemplados. Basta entregar a documentação e selecionados que ficaram à frente na classificação não conseguir fazê-lo.

Apesar da necessidade das famílias terem uma renda mensal, o programa é o segundo mais social da antiga linha Minha Casa Minha Vida. Ele é similar a faixa 1,5, superando apenas o faixa 1,0 que subsidia 90% da casa própria.

Os contemplados não contam com casa própria e assinarão o financiamento na Caixa (os valores mensais das parcelas variam conforme a renda) em 20 dias. Estarão presentes no sorteio – que será transmitido pela página do Governo de Mundo Novo – representantes do município, os aprovados, a construtora e a entidade que venceu a licitação e coordena o projeto.

VEJA COMO É A PONTUAÇÃO QUE DETERMINOU A SELEÇÃO:

Mulher chefe de família – 10 pontos;
Idade do pretendente a partir de 46 anos – 5 pontos;
Idade do pretendente de 26 a 45 anos – 4 pontos;
Idade do pretendente de 18 a 25 anos – 2 pontos;
Tempo de residência no município de 4 a 7 anos – 3 pontos;
Tempo de residência no município de 0 a 3 anos – 1 ponto;
Tempo de residência no município a partir de 8 anos – 4 pontos;
Número de dependentes a partir de 3 pessoas – 3 pontos;
Critérios de desempate: 1) Maior número de dependentes; Maior idade; Maior tempo de residência no Município.