Asfalto beneficiará empresa Copagril e moradores de outras dez quadras (foto: Copagril/Mundo Novo)

Sotram indica 15 dias para voltar à cidade; obra está em quase R$ 1,5 milhão

Jandaia Caetano/Semcos –

O Governo de Mundo Novo atendeu a um pedido da empresa que venceu a licitação para construir o asfalto do Alto Copagril e concedeu um aditivo de valor ao contrato, após solicitação de reequilíbrio financeiro por parte da Sotram Construtora.

O aditivo de R$ 261.028,81 foi assinado no dia 17 de janeiro último. A empresa recebeu a ordem de serviço para iniciar a obra no dia 22 de novembro de 2022. O engenheiro da Sotram, Thiago Foltran, informou que a empresa está em Eldorado e a programação é vir para Mundo Novo em 15 dias.

“Depende da questão climática. Se não chover, em dez dias terminamos o serviço em Eldorado e vamos para Mundo Novo. Temos asfalto no Universitário, Vila Nova e Copagril para fazer”, explicou Foltran.

A empresa também tem recapeamento nos bairros Fleck e São Jorge e término das obras da Manoel Mendes e  Conjunto Raio de Sol (calçadas e canteiro central), ambas no Berneck.

Conforme a ordem de serviço, o plano de execução da obra no Copagril vai até o dia 22 de março.  Caso não consiga, a empresa pode solicitar extensão do prazo, porém, o limite máximo para a execução do contrato é até o dia oito de novembro deste ano.

Demora na transferência de recurso faz contrapartida do município saltar para mais de R$ 500 mil

A demora para o depósito do recurso federal na conta convênio da Caixa Econômica Federal fez o valor da obra aumentar. O levantamento do custo foi feito em agosto de 2019. Já a confirmação do convênio ocorreu em novembro do mesmo ano, através de emenda da então senadora Simone Tebet de R$ 1 milhão (uma pequena parte fica como comissão da Caixa Econômica).

A previsão inicial de contrapartida municipal era de R$ 56 mil. Após a realização de cerca de um quilômetro de drenagem, de forma linear, e aprovação do projeto, o mesmo foi licitado em novembro de 2021. A contrapartida na licitação ficou em R$ 259.746,80.

O governo federal demorou um ano para depositar o recurso, o que só ocorreu em novembro do último ano. A ordem de serviço veio na sequência. Com o pedido de reequilíbrio financeiro assinado, a obra agora está em R$ 1.466.943,68 do governo federal e R$ 520.775,64 do município.

Nesta conta deve ser acrescido para o município o valor da drenagem e das bocas de lobo, todas feitas recurso próprios – a empresa Copagril doou 150 tubos (dos mais de mil tubos utilizados) para a obra. As bocas de lobo serão construídas em breve pelo Governo de Mundo Novo, logo após a chegada do topógrafo da empresa.

Onze quadras pavimentadas:

Rua Ademar Antônio da Silva (Perimetral) – 4 quadras;

Avenida Otaviano Corrêa – 3 quadras;

Rua Maringá – 1 quadra;

Rua José Vidal – 1 quadra;

Rua Deodoro da Fonseca – 1 quadra;

Estrada Municipal – 1 quadra (ligando a Av. Campo Grande).