#Saúde #SaladeVacinas
“Sonho antigo”, afirmou coordenadora de Atenção Básica

Em plena campanha nacional contra o sarampo (de crianças de 6 meses a menores de 5 anos), a secretaria municipal de Saúde recebeu três câmaras refrigeradoras científicas que otimizam o trabalho na Sala de Vacinas, localizada anexo a UBS Central e atendendo das 6h00 às 18h00.

As novas câmaras foram entregues pela Biotécno Indústria e Comércio Ltda, do Rio Grande do Sul, há um custo de R$ 63.084,45 (R$ 21.028,15 cada). A empresa gaúcha venceu uma concorrente de Umuarama.

Segundo Alessandra Antunes, coordenadora municipal da Atenção Básica, “a conquista é muito grande, um sonho antigo”. Agora o armazenamento de vacinas tem alto nível de segurança, com sistema de monitoramento e relatório de variação de temperatura, falta de energia e/ou porta aberta.

Emissões de alarme e até chamadas telefônicas automaticamente são feitas em caso de algo incomum. Em caso de falta de energia, as câmaras ficam até 72 horas com a refrigeração adequada para as vacinas.

Evaldo Carlos, secretário municipal de Saúde, explicou que uma grande quantidade de vacinas (com grande valor em reais) era armazenada e passava por monitoramento a cada duas horas. A coordenadora de Imunização Micheli Trecossi também recebeu o técnico da empresa que veio fazer a entrega e passar as coordenadas dos produtos.

Texto: Jandaia Caetano
Fotos: Neco Rocha / Secretaria de Saúde

#PraCegover – Imagens da Sala de Vacina com novas câmaras refrigeradoras e servidores da secretaria municipal de Saúde.