Carol Guimarães/Semcos-
Na última quarta-feira (14), ocorreu a 12ª Edição do Festival Estudantil Temático – Teatro para o Trânsito (FETRAN – MS) no Anfiteatro Dorcelina Folador, com as escolas municipais Carlos Chagas e Terezinha Mendonça
O Fetran iniciou no ano de 2004 na cidade de Cuiabá – MT, pelo inspetor Vanderlei Braga Ortêncio Munhoz, mas foi em 2010 que aconteceu a primeira edição em Mato Grosso do Sul, sob a coordenação do grupo de Educação para o Trânsito da PRF/MS. O Fetran é organizado em parceria pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (DETRAN – MS), Policia Rodoviária Federal (PRF), em parceria com Secretaria Municipal de Educação e AGETRAN.
Segundo Thiago Couto, da secretaria municipal de Educação “a escola é o espaço mais rico e privilegiado a se desenvolver esta ação. É no ambiente escolar que além dos conteúdos historicamente construídos pela humanidade, também trabalha-se valores, princípios morais na busca de formar cidadãos, conscientes, críticos e participativos em prol de uma sociedade mais justa e democrática”, explicou Couto.
Ao longo dos anos, em diversos lugares, a parceria entre a PRF e as escolas apresenta-se de forma efetiva na atuação e realização da educação para o trânsito, na busca pela mudança de um comportamento consciente, trabalhando para preservar vidas.
Em 2021, a 11º edição contou com a participação de 35 espetáculos teatrais e alunos de 18 municípios do Estado. Em 2022, a 12º edição conta com 29 municípios do estado. As seletivas regionais acontecem em agosto e setembro. A etapa final será no mês de outubro, em Campo Grande.