Foto: Jandaia Caetano/Semcos

Jandaia Caetano/Semcos-

Foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal, pelos vereadores presentes no último dia 22, projeto enviado pelo Executivo que libera todas as farmácias a participar do Plantão Farmacêutico.

O projeto revoga artigo de lei aprovada em outubro de 2015, que impedia que farmácias instaladas nos bairros Copagril, Fleck, Vila Nova e Universitário participassem do Plantão.

O novo modelo libera e incentiva investimentos do setor nos bairros, diversificando a oferta do serviço durante a semana. Porém, quando uma unidade nos bairros for filial, esta poderá abrir no Plantão de forma simultânea a matriz – evitando assim, uma concorrência desleal entre empresários do ramos.

Uma especificidade da lei anterior é que ela não impedia a instalação de farmácias, além do Centro, em bairros como Itaipu, Berneck, São Jorge e Tapajós. O primeiro bairro pela existência de uma tradicional farmácia no município (com mais de 40 anos de existência). Nos outros três bairros, porque, apesar do local central, conforme o lado da rua, o prédio ficava instalado (oficialmente) em um bairro que não o Centro. Exemplos são farmácias instaladas nas avenidas Campo Grande e JK, que acabam tendo como sede os bairros São Jorge, Tapajós e Berneck.

Os plantões acontecem (por farmácia) das 12h00 do sábado até as 22h00 da sexta-feira. As farmácias devem ter um telefone de plantão (a maioria tem whatssap) entre o fechamento noturno e às 7h30 da manhã do outro dia.