Foto: Carol Guimarães/Semcos

Jandaia Caetano/Semcos

O setor de Endemias da secretaria de Saúde de Mundo Novo prepara uma conscientização da população para que os moradores denunciem pessoas que jogam lixo em local impróprio(fone: 3474-5306). O setor também está notificando terrenos baldios sem a devida limpeza.

Leandro Camargo, supervisor de área, deu como exemplos dois casos: um no Universitário e outro no Berneck.

No Universitário há um terreno na Rua Catarino do Amaral que não está nas devidas condições de limpeza. Aliado a isto, várias pessoas estão jogando lixo comum no local. Soma-se ainda a queima do lixo no local, prejudicando os moradores na questão da saúde – inalar a fumaça e a proliferação de insetos e animais peçonhentos.

O proprietário do terreno – que não mora em Mundo Novo – foi notificado, mas a situação é mais profunda, pois mesmo que o terreno esteja limpo há o perigo do descarte do lixo comum em local inapropriado

Outro exemplo é de terrenos baldios no bairro Berneck. Moradores relatam escorpiões. Leandro explica que o ideal é

“quebrar a cadeia alimentar do escorpião. Ele se alimenta de barata, grilo, aranha… estes animais se proliferam de sujeira, de manejo inapropriado de quintais e terrenos”, explicou.

Inseticidas também podem quebrar esta cadeia alimentar do escorpião ou, prioritariamente, manter as proximidades da casa limpa. A proliferação do mosquito da dengue – que está baixa também é beneficiada com acúmulo lixos e entulhos.

O telefone da Endemias pode ser usado para denúncias é o 3474-5306. A multa para as infrações é de R$ 350,00 e a reincidência é de R$ 700,00.