#PraCegoVer - Imagem do filtro biológico sendo construído na obra estação de tratamento de esgoto (Foto: Jandaia Caetano/Semcos)

Jandaia Caetano/Semcos

A DMP Engenharia, empresa que venceu a licitação dos investimentos vindos da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) para o trabalho de saneamento básico no município, pretende alavancar a obra a partir da próxima semana.

Segundo a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, está programado para o dia 18 (quinta-feira) a contratação de mais 15 funcionários.

O encarregado da DMP, Elias Aguirre, apontou que o trabalho atual acontece com 12 funcionários. “Devido às chuvas de dezembro e janeiro tivemos que nos reorganizar. A programação é concretar o filtro biológico e o arenador nos próximos dias”, explicou Aguirre.

Os recursos de R$ 5,1 da Funasa são para uma ETE (Estação de Tratamento), uma estação elevatória, 503 ligações domiciliares após 11,9 Km de rede coletora e uma estação elevatória. No final de dezembro a empresa tinha a intenção de ainda no primeiro semestre começar o trabalho da rede coletora. Com a obra em ritmo lento dos últimos dois meses, esta atividade deve ser iniciada no segundo semestre.

Custo total aprovado é de quase R$ 18 milhões

Com os recursos do Avançar Cidades (R$ 12,7) são quase R$ 18 milhões em saneamento no município, saindo do zero na área e chegando a quase 50% da cidade coberta pelo serviço. A licitação para esta etapa ainda não foi anunciada.

Nesta segunda etapa, pelo Avançar Cidades, está programado mais 2.461 ligações, 60,2 Km, uma estação complementar (Lagoa de Polimento + Leito de Secagem) e outra estação elevatória.

Com os dois recursos, os bairros Fleck, São Jorge, Berneck e Centro terão cobertura total. O bairro Copagril será quase todo contemplado. Já Tapajós, Universitário e Itaipu terão cobertura parcial e a Vila Nova terá que aguardar um novo projeto para que as obras de saneamento no município possam chegar ao local.