Programa ‘Tempo de Aprender’ incentiva leitura desde os primeiros anos de vida da criança
Carina Yano/Semcos –
A orientadora educacional infantil e professora de Mundo Novo, Flávia Belini, foi classificada em 4º lugar no estado de Mato Grosso do Sul para se deslocar até Portugal em uma capacitação voltada para o aprimoramento da alfabetização na área da Educação Infantil.
A formação será realizada na Universidade de Porto e no Instituto Politécnico, com seis semanas de estudo. O principal objetivo é melhorar a alfabetização nas escolas públicas brasileiras através de estudos da neurociência. Cem profissionais da educação de todos os estados estão participando.
Flávia Belini afirmou que este aprimoramento será direcionado especialmente para as crianças do pré I e II e 1º e 2º ano – como incentivo a leitura desde os primeiros anos de vida da criança.
O intercâmbio foi possível após uma capacitação realizada pelos professores durante a pandemia, com a temática ‘Alfabetização Baseada na Ciência’. Os aprovados participaram de uma seleção para o intercâmbio.
O projeto é uma parceria do município com o Ministério da Educação e com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior), dentro do programa Tempo de Aprender.