Foto: Ademar Silveira/Semcos

Município quer ser sede de um Terminal de Cargas Intermodal

Jandaia Caetano/Semcos-

Em evento realizado na última sexta-feira (29), na Câmara Municipal de Mundo Novo, o diretor-presidente da Ferroeste, engenheiro André Gonçalves, disse que a ação da entrega de um Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE) “é um exemplo de união e atitude para todos os municípios”.

O Governo de Mundo Novo e a sociedade civil organizada encomendaram o EVTE junto ao Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o entregaram a Nova Ferroeste e ao Governo de Mato Grosso do Sul.

A vice-prefeita de Mundo Novo, Rosária Andrade, apontou dois diferenciais no estudo. O primeiro é a geografia do município (uma planície). O segundo é a fronteira seca com o Paraguay, que facilita o escoamento da produção do país vizinho.

Os dois casos, segundo Rosária, barateiam o transporte e a construção de um terminal de cargas em Mundo Novo, na comparação com os concorrentes.

O diretor-presidente da Ferroeste apontou que acredita que as ações da Nova Ferroreste estarão na Bolsa de Valores no segundo semestre. A informação inicial que apontava o leião para março último, segundo André “era uma visão muito otimista”.

“Quem define o local dos terminais serão os investidores que fizerem o arremate no leilão. O nosso trabalho apresentar estudos, como este, para a decisão dos mesmos. Só vamos para o leilão após a conclusão do estudo ambiental”, citou Gonçalves, que esteve no evento acompanhado do engenheiro João Saroli.

Após o leilão, a definição deve sair em até dois anos, segundo o diretor-presidente. O prefeito de Mundo Novo, Valdomiro Sobrinho, citou que espera que a decisão para a escolha seja técnica e não política.

Autoridades do Paraná, Paraguai e Mato Grosso do Sul no evento

Além dos citados, presença do Governo Mato Grosso do Sul, através da Semagro (Secretaria Estadual de Produção, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar): Rogério Bereta (superintendente) e Lúcio Lagemann (assessor de logística). O reitor da universidade estadual (UEMS), Láercio Carvalho, também prestigiou.

Do Paraguai, destaque para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Salto del Guayrá, Tiago Castelan, para Ednei Numes (Interpark Salto) e representante de associação de produtores, Juvelceu Tessaro.

Marcante também a presença da gerente regional do Sebrae, Vanessa Reis, de Dourados, ao lado dos técnicos responsáveis pelo estudo, Hudson Garcia e Holger Heimbach. O delegado-chefe da Receita Federal de Mundo Novo, Thiago Hering, esteve no ato, assim como comitiva de Guaíra: prefeito Heraldo Trento, vice Gileade Osti, procurador municipal João Gressilo, secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Adriano Richter, e presidente da ACIAG (associação comercial), Jair Schllemer.

De Mundo Novo, os vereadores Kaudi Filho e Eliete Tell, o presidente da ACEMN, Ivan Klaus, o diretor do CODEMN (conselho de desenvolvimento), o gerente da UEMS na cidade, Leandro Marra, e o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Marcos Eustáquio.

Confira as fotos na página do Facebook Governo de Mundo Novo