Banner: Anadep

Carol Guimarães/Semcos-

O dia do refugiado foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, através da Agência da Onu para refugiados (ACNUR). De acordo com a mesma instituição, os países que mais tem refugiados no mundo são: Síria com 4,9 milhões, Afeganistão com 2,7 milhões e Somália com 1,1 milhão.

De acordo com dados da ACNUR, atualmente existem aproximadamente 60 milhões de pessoas ao redor do mundo que são obrigadas a estar fora de suas localidades de origem por motivos de guerra, perseguições e conflitos armados.

A maioria dos refugiados são de regiões como o Oriente Médio, a África Oriental e o Sudoeste Asiático, e são compostos na maioria por crianças e jovens com menos de 18 anos.

O Brasil abriga mais de 8 mil refugiados de 81 nações diferentes, e durante esta data, núcleos da ONU no país organizam diversas atividades de homenagem e conscientização civil sobre os motivos que levam os refugiados a abandonarem os seus lares.

O Brasil é quinto destino mais procurado por esses imigrantes para viver. De janeiro de 2017 a março de 2022, o Brasil recebeu 325.763 venezuelanos que permaneceram no Brasil.

Em primeiro lugar está a Colômbia, com 1.842,390 refugiados venezuelanos, em seguida pelo Peru, com 1.286,464, Equador 513,903 e Chile 448.138 ocupam a terceira e a quarta posição.

Obs: Os dados são da plataforma R4V, que reúne informações do sistema das Nações Unidas e do Governo Brasileiro.