Carol Guimarães/Semcos-
Neste 25 de maio se comemora duas datas que acabam integrando os trabalhadores industriários e rurais.
Dia da Indústria
Nesta data a homenagem é destinada aos espaços de produção de maior representação para as economias nacionais: as indústrias.
Também conhecidas como “Setor Secundário” de um país, as indústrias podem abranger os mais variados tipos de mercados, desde os alimentícios até os vestuários, por exemplo.
O Brasil começou a ser industrializado a partir do governo do presidente Getúlio Vargas, mas apenas com Juscelino Kubitsckek as indústrias estrangeiras começaram a se instalar no Brasil, fazendo com que a economia do país aumentasse.
O dia 25 de maio foi escolhido como Dia da Indústria em homenagem ao patrono da Indústria nacional, Roberto Simansen, que faleceu em 25 de maio 1948.
Dia do Trabalhador Rural
A data homenageia todas as pessoas que trabalham nas zonas rurais, campos, fazendas como lavradores, agricultores, cuidadores de animais, e etc.
Origem da data
A data é uma homenagem para pessoas que trabalham no campo e têm como marco a morte do deputado federal Fernando Ferrari, que ocorreu no dia 25 de maio de 1963, um dos políticos mais engajados na luta pelos direitos dos trabalhadores rurais e questões sociais.
Trabalho Rural no Brasil
O Brasil sempre teve na agricultura, no extrativismo e na pecuária suas maiores fontes de riqueza. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mais de 15 milhões de pessoas exercem atividades ligadas ao campo. Essas ocupações estão em declínio com a mecanização, os baixos salários e a falta de oportunidades no setor.
“Se existe o que comer foi porque seu suor e dedicação frutificaram! Agradecemos a todos os trabalhadores rurais que trazem o nosso alimento.”
