Carina Yano/Semcos-

Na última quarta-feira (15), aconteceu uma reunião no Paço Municipal, entre os poderes Legislativo e Executivo, juntamente com o departamento de Trânsito e Detran de Campo Grande, para a elaboração de um projeto da sinalização de trânsito.

Desde 2017, o Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), já realizou várias alterações e revitalizações em alguns bairros e no Centro da cidade. Criação de estacionamentos, mini-rotatórias, faixas de pedestres e novas pinturas.

Em reunião, o prefeito Valdomiro Sobrinho citou uma possível pavimentação asfáltica em vários locais antes de ser iniciado o projeto.

O objetivo também é atender a área turística, sendo instalada placas de sinalização nas estradas do Cascalho e Porto Isabel. Todas as ações prestadas pelo departamento foi realizado com recursos próprios, sendo este novo projeto, um reforço pelo Governo do Estado.

Arquiteta explica sobre quebra-molas

A arquiteta do departamento de Engenharia de Campo Grande, Maria Moura, explicou que é um estudo longo a ser feito por conta da legislação de trânsito sofrer várias modificações no decorrer do tempo.

Em conversa com a secretaria de Comunicação Social, ela ainda citou a questão da demanda dos munícipes em relação a instalação de quebra-molas. Este redutor de velocidade não é indicado se for mal sinalizado, podendo ocasionar mais acidentes.

Ela ainda destacou que a maioria dos acidentes é provido de alta velocidade; sendo mais indicado estudar outras formas de reduzir esta situação.

O diretor municipal de Trânsito, César Filho, informou que em média três a quatro vezes no ano, o Setran (Secretaria Estadual de Transporte) realiza uma capacitação atualizando a legislação. Em novembro, o Fórum Estadual trará instrutores de Brasília e São Paulo para a realização de palestras sobre o trânsito.

Estiveram presentes a vice-prefeita Rosaria Andrade, diretora de Infraestrutura Margarete Pusippe, secretário de Infraestrutura Waldemar Marinho, vereador Jader Moreira, engenheira Bárbara Gentil (Campo Grande), engenheiro Leonardo Ferreira, gerente do Detran (Mundo Novo) Sílvio e coordenador de Convênio Saulo Silva.