Jandaia Caetano/Semcos –

A 14ª Companhia Independente da Polícia Militar foi instalada oficialmente nesta quarta-feira (21 à tarde, em cerimônia realizada na Câmara Municipal. O município, que antes era sede do 3º Pelotão e pertencia ao Batalhão de Naviraí, agora passa a ser sede na nova companhia criada e ter como subordinados as unidades da PM de Japorã, Eldorado e Iguatemi.

O prefeito Valdomiro Sobrinho se mostrou emocionado na sua fala e lembrou que o pedido foi feito pela administração municipal em 2017 para o governo estadual e agora o desafio será a doação de um terreno para que a PM possa ter uma sede condizente de uma companhia.

O comandante geral da PM no Mato Grosso do Sul, coronel Renato Garnes, explicou toda dinâmica da nova organização da Polícia Militar no estado. Citou a criação da CPA-4 (Comando de Policiamento de Área da Fronteira Sul) que terá os comandos de Mundo Novo, Ponta Porã e Amambai sob sua jurisdição. Foi apresentado o coronel Wellington Klimpel como chefe do CPA-4 e o mundonovense major Gessé Camargo será seu auxiliar.

Já a 14º CIPM de Mundo Novo tem o major PM Willian Teixeira no comando, que também fez uso da palavra e agradeceu a confiança para exercer o novo desafio. Com a criação, aumento no número de efetivo e estrutura.

Vários órgãos policiais estiveram presentes, como DOF, PMA, PRE, Bombeiros, BPFron e Conselho de Segurança. Além do prefeito, a vice-prefeita Rosária Andrade e os vereadores Kaudi Filho e Jeferson Cavalcante também participaram do ato, assim como a presidente e vice da Acemn (associação comercial), Paula Ferro e Fernanda Galvani.