Dia do Imigrante foi celebrado no último domingo (25)

Carina Yano/Semcos –

Na manhã da última segunda-feira (26), a secretaria de Comunicação Social de Mundo Novo conversou com a advogada do Creas, Beatriz Arteman, para entender como funciona o serviço de criação de identidade migratória para imigrantes (estrangeiros) o Brasil.

Segundo Beatriz, o Creas oferta dois serviços nesta área: 1) opção de nacionalidade (tornar-se um brasileiro); e 2) cédula de identidade para estrangeiro.

Na primeira opção, o imigrante deve se deslocar até o Creas com os documentos de identidade, certidão de nascimento e comprovante de residência.

Já no segundo serviço, é direcionado para pessoas que não possui pai ou mãe brasileiro, ou seja, o procedimento é realizado junto à Polícia Federal com várias etapas.

Para visitantes que estão apenas passando pelo município, o Creas realiza o atendimento com a oferta de passagem de ônibus para Eldorado ou Guaíra.

No último domingo (25), foi celebrado o Dia do Imigrante. As principais levas de imigração para o Brasil ocorreram entre meados do século 19 e a primeira metade do século 20.