#PraCegoVer #PraTodosVerem - Imagens de fachada da Biblioteca Municipal, após término da revitalização.
Projeto é construção do Museu Tapuy-Porã em anexo ao local
Concluída a revitalização prevista para a Biblioteca Municipal Cacildo Cândido Pereira, em Mundo Novo. Tanto pela manhã como no período noturno, o local vem se tornando uma atração a parte.
O prédio recebeu uma nova pintura e uma novo porta de blindex colocada. Porta e janelas (frente e trás) foram adesivadas e ganharam imagens variadas do município. As grade também foi pintada e a parte interna e externa recebeu um trabalho de jardinagem e de readequações de calçada.
Novos bancos foram feitos na parte frontal e uma arara – que anteriormente era um telefone público em frente a UBS Central – foi remodelada e colocada.
PROJETO É PARA CONSTRUÇÃO DE MUSEU TAPUY-PORÃ EM ANEXO AO LOCAL
A programação é a construção do Museu Tapuy-Porã em anexo a biblioteca, fixando um local próprio e propiciando assim um planejamento mais a médio prazo para o museu.
Tratativas junto a Fundação Estadual de Cultura já foram iniciadas. A construção seria na parte de trás da biblioteca. O projeto ainda não foi feito e os estudos para a obra continuarão.
A área vai se tornando um pólo cultural, esportivo e comercial, já que ao lado temos a Praça Oscar Zandavalli, com uma quadra de atividades esportivas e a Feira do Produtor Elmo Honorato da Silva (com o novo Centro de Comercialização).
HISTÓRIA E UTILIZAÇÃO ATUAL
Segundo o ex-vereador José Carlos Lunardi (Zeca), a obra foi realizada pelo governo do Estado, na administração de Wilson Barbosa Martins (falecido em 2018).
Zeca apontou que a obra aconteceu quando presidia a Câmara Municipal (97/98): “Recursos, projeto, licitação e terreno (anexo a Escola Estadual Castelo Branco). Tudo realizado pelo Governo do Estado”, comentou.
O ex-vereador indicou que o então deputado estadual Waldir Neves pediu, e conseguiu, a construção de uma unidade para o município. Ele explica que cerca de dez bibliotecas foram feitas na epoca e o pedido para a obra foi dele próprio e dos edis Perdiz (in memorian), Gildo Amaral, Neivaldo Bau (Quexada) e Eduardo Bertipáglia.
Tempos depois a Biblioteca Estadual Ednor de Castro foi doada para o município e passou a se chamar também Biblioteca Municipal Cacildo Cândido Pereira. Desde então, passou a ser sede do Departamento Municipal de Cultura.
Nesta administração, teve acrescido o ‘e Juventude’ , e o departamento passou a integrar a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Incotur).
Com a construção do Ginásio de Esportes, o local vem abrigando provisoriamente o Departamento Municipal de Esportes e Lazer. Também tem uma extensão da Sala do Mei (Micro-Empreendedor Individual) – a sede principal fica no Centro de Qualificação Social Profissional, ao lado da prefeitura.
Texto: Jandaia Caetano/Semcos
Imagens: Ademar Silveira/Semcos